#Notícias | 24/10/2023

Edital de Ocupação BPE + CULTURA

Proposta para pré-seleção para ocupação do espaço da festa literária BPE + Cultura, em frente à Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190), que ocorre no primeiro sábado de cada mês, entre 10h e 16h. O evento será cancelado em caso de chuva.

Serão pré-selecionados projetos culturais no âmbito da literatura, música, teatro e dança, com o objetivo de entreter o público e contribuir com a programação cultural do evento, na área do Centro Histórico, com foco na literatura, livro e leitura.

Podem ser projetos de contação de histórias, oficinas, teatro, workshops, apresentação de grupo musical ou solo para se apresentar na rua, nos dias do evento.

Os projetos deverão contemplar crianças, jovens ou adultos.

O material deve ser encaminhado para o e-mail bpe.imprensa@gmail.com

O prazo para o envio dos projetos e de 25/10/2023 a 10/12/2023.

Os responsáveis pelos projetos pré-selecionados serão contatados, por e-mail, para a entrevista.

Em caso de dúvida utilize o e-mail acima para contato.

MODELO DE PROJETO CULTURAL/ Ocupação BPE + CULTURA

Biblioteca Público do Estado do Rio Grande do Sul

Identificação:
Nome:
Nome do grupo, se tiver:
Endereço da pessoa e/ou grupo:
Telefone / WhatsApp:
CPF ou CNPJ
Redes sociais:

Resumo:
Este item nada mais é que a síntese do seu projeto. Sugerimos que seja preenchido após finalizar os preenchimentos dos demais itens, assim você conseguirá ser mais direto e resumir seu projeto em um texto de 5 a 10 linhas, nas quais deverão constar introdução, desenvolvimento e conclusão.

Objetivo:
Ao definir o seu objetivo é importante ser direto, sem adjetivos ou termos de efeito que possam gerar algum tipo de “confusão” para o avaliador. A sua proposta visa atender a um grupo de pessoas, através de uma determinada ação, em um determinado tempo e que pretende gerar outras ações a partir dela. Lembre-se que as ações do seu projeto vão girar em torno do seu objetivo. Capriche aqui!

Objetivos específicos/ Meta:
Ao ter um objetivo claro, agora é preciso estipular metas para atingi-lo.

Ao pensar em metas realistas, será mais fácil convencer quem está lendo seu texto, e consequentemente, avaliando o projeto.

Lembre-se, você pode ter até mais de um objetivo, mas sempre opte por descrever o principal, dessa forma você evita possíveis contradições na sua própria escrita.

Justificativa:
Seja introspectivo e pergunte-se: onde o meu projeto se encaixará nos objetivos do BPE + Cultura?

A justificativa é composta por argumentos que descreverão a importância da realização do seu projeto cultural e/ou social.

Originalidade e pertinência precisam estar inseridas no seu texto de justificativa.

Nota: O BPE+Cultura é um evento que prevê abrir as portas a Biblioteca Pública do Estrado para o grande público de Porto Alegre e pessoas de todo o estado e do Brasil, que estejam passando pela capital nos dias do evento.

O objetivo principal é estimular a leitura, aliando a literatura com outras artes, nesse processo.

O público alvo é diverso, em todos os aspectos. Já que a biblioteca pública deve atrair todos os públicos de todas as idades, classes socias e raças. De forma que a programação busca atender, em cada edição os vários públicos.

Com expositores de livros, quadrinhos, artesanatos voltados para o universo de livros. O evento conta com apresentações musicais e artísticas em geral (dança, apresentações folclóricas, declamação de poesia, SLAM, etc.), lançamento de livros, além de contadores de histórias para o público infanto-juvenil.

O evento acontece uma vês por mês na rua, em frente ao prédio da BPE.

Público de interesse:
A quem o seu projeto visa atender? Crianças e adolescentes? De qual faixa etária? Classe social? Moradores de qual cidade, área ou região?
O público a ser impactado é fundamental para a sua proposta ter real importância para a sociedade.

Divulgação:
Redes sociais da BPE e Secretaria de Estado da Cultura são a base, mas será necessário que seu projeto também conte com uma rede de divulgação própria, sempre com o material de divulgação feito e disponibilizado pela BPE e SEDAC.

Recursos:
Aqui é importante listar o material, equipamentos e estruturas necessários para a execução de sua atividade.

Pessoas:
Liste quantas pessoas estarão envolvidas em sua atividade no dia do evento.