A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul possui um acervo composto de enciclopédias, dicionários, almanaques, folhetos, revistas, , jornais diários para leitura no local, livros que abrangem as várias áreas do conhecimento humano, das ciências exatas à arte e filosofia, passando pela literatura nacional, estrangeira e regional. Possui também uma coleção de obras raras e acervo de obras em Braille e livros em áudio, para pessoas com deficiência visual.

Obras Raras

A coleção de Obras Raras da Biblioteca conta, em seu acervo, com um verdadeiro tesouro bibliográfico. São obras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. A “PHARSALIA”, poema épico de Lucano, com edição datada de 1519 é considerada a obra mais antiga. No Catálogo de Obras Raras e Valiosas da Biblioteca Pública estão relacionadas obras como “OS LUSÍADAS” de Camões, com edição comemorativa de 1819, cujo valor está diretamente relacionado ao número de doze exemplares em pergaminho e a não menos importante obra, “LA DIVINA COMEDIA” de Dante Alighieri, editada em 1921 por Conrado Ricci, em edição restrita a mil exemplares numerados.

A Biblioteca Pública possui seu próprio “Inferno”, onde estão arroladas as obras “proibidas e licenciosas”, segregadas no passado. Esta curiosa designação ao acervo pertencente à Biblioteca Pública é anterior à Revolução Francesa e pertence ao âmbito da Inquisição e do Index na época da Contra-Reforma.

Audioteca – Acervo em Braille

A Audioteca é uma biblioteca de livros gravados em CD e MP3 para uso exclusivo de deficientes visuais, disponibilizando ao público cerca de 700 títulos. Dentre o acervo da Audioteca constam livros de Carlos Drummond de Andrade, Aluisio Azevedo, Anton Tchekhov, José de Alencar, William Shakespeare, Homero, José de Alencar, João Cabral Melo Neto, João Guimarães Rosa, Ziraldo, Luis Fernando Veríssimo, Armindo Trevisan, Érico Veríssimo, Luiz Antonio de Assis Brasil, Mário Quintana, Moacyr Scliar, João Simões de Lopes Neto, Tabajara Ruas, Eduardo Bueno, clássicos da literatura estrangeira e brasileira, entre outros.

O setor Braille da Biblioteca oferece 2.400 títulos de obras em braile para o público com deficiência visual. São obras de literatura e assuntos gerais. Também possui acervo com letras ampliadas, para pessoas com baixa visão.

Acesse nossa Política de desenvolvimento de Coleções

Convocação de reunião

Atendendo ao disposto no item 3 da Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) da Biblioteca Pública do Estado
(BPE), informamos que a Comissão de Desenvolvimento de Coleções se reunirá no dia 12/06/2023 às 10h30, no
Salão Mourisco da referida biblioteca, tendo como pauta, os seguintes pontos:

1- exposição sobre o processo de elaboração e aprovação da PDC;
2- informes gerais sobre o acervo da BPE;
3- exposição dos dados quantitativos;
4- exposição sobre as condições reais do condicionamento das coleções;
5- análise e deliberação sobre doação de livros (entrada e saída) e
6- análise e deliberação sobre descarte de livros.

A BPE está localizada na Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico. Porto Alegre / RS.