#Notícias | 08/07/2023

Venha visitar a exposição “Singular ocorrência: os 184 anos de Machado de Assis”, em cartaz na BPE até 26 de agosto, com curadoria de Cláudia Antunes.

O título da exposição remete ao conto “Singular ocorrência”, publicado em Histórias sem data, pela editora Garnier, em 1884, três anos depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas. A escolha desse nome se estabelece na premissa de que o próprio Machado foi um escritor singular na história da literatura brasileira.

A mostra obras raras como primeiras edições do escritor, reprodução de documentos sobre a vida e obra, além de uma revisão da crítica literária sobre Machado e farta iconografia.

A biblioteca de Machado de Assis foi recriada a partir dos trabalhos de Jean Michel Massa e de José Luís Jobim. A BPE reuniu alguns dos títulos que certamente fizeram parte da biblioteca do escritor, escritos, inclusive, no idioma original. Essa amostra de livros constitui um esforço de demonstrar os autores que foram fundamentais na obra de Machado de Assis e lhe serviram de inspiração. São eles: Eça de Queiroz, Shakespeare, Edgar Allan Poe, Luiz de Camões, Miguel de Cervantes, Victor Hugo, Honoré de Balzac, Dante Alighieri e os brasileiros Gregório de Matos e Gonçalves Dias, entre outros. Todos os títulos reunidos fazem parte do acervo da BPE.

A mostra apresenta também uma faceta pouco conhecida do autor— a de tradutor. Machado traduzia do francês e do inglês, e estudava grego e alemão, por essa razão, o primeiro contato dos leitores brasileiros (no século 19 e 20) a alguns títulos de grandes nomes da literatura universal, como o poema O corvo, de Edgar Allan Poe e Os trabalhadores do mar, de Victor Hugo, foi por meio das traduções do criador de Dom Casmurro.

Não perca essa oportunidade, traga a família e amigos e venha se encantar com o universo do Rio de Janeiro, do século 19.

O horário de visitação é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita. Visitas-guiadas podem ser agendadas pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.

A entrada é gratuita.