#Notícias | 03/12/2023

Show de samba enaltece Bedeu: o criador do swing gaúcho

Sobre Bedeu

Jorge Moacir da Silva−o Bedeu (1946 – 1999) foi o precursor do Suingue e Samba Rock do Sul. Teve sua trajetória iniciada em meados de 1970 quando teve sua primeira música gravada em São Paulo, em 1971, pela gravadora Copacabana quando participou da banda “Neno Exporta Som”, com um compacto simples com a música “Deixa a Tristeza”, em parceria com Delma Gonçalves e “Ellen”, em parceria com Leleco Teles.

Gravou em 1978 com a banda Pau Brasil em dois LPs, que se tornaram clássicos dentro do gênero Swing e Samba Rock, depois fez trabalho solo em dois discos LPs − “África no Fundo do Quintal” e “Iluminado”. Em 1998 gravou o CD “Swing Popular Brasileiro”. Bedeu além de cantor e compositor foi um grande musicista, tocava violão, bateria e percussão, magistralmente, ele era um desses poucos ícones negros ilustres da música popular dentro da era global de nosso tempo, aqui em sua cidade natal, Porto Alegre.

Em 03 de Janeiro de 2022 foi aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre, através da lei orgânica do artigo 94, a efeméride “Dia Municipal do Suingue e Samba Rock”, em anexo à lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010, passando a integrar o calendário de datas comemorativas e de conscientização do município de Porto Alegre, concedida na data do aniversário de Bedeu, em 04 de dezembro.

Esses são os motivos que levaram a produtora Delma Gonçalves a enaltecera obra de Bedeu nesse tributo tão especial na BPE.

Alexandre Rodrigues, um dos integrantes do Gueto Triofoi um dos parceiros musicais de Bedeue, por isso,carrega a bandeira do Swing junto a com a banda há muitos anos, acompanhado de Carlos Alexandre Rodrigues e Juanito Guedes.

“No novo formato do Tributo deste ano, em comemoração aos 24 anos de ausência de Bedeu, reunimos em formato de pocket show, algumas das cantoras que participaram do CD “Na Poesia e Na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu”, realizado em show no Teatro Renascença, em 2016”, explica Delma Gonçalves, produtora e idealizadora do projeto.

Guitarra: Azemar( Zê)

Contrabaixo: Alexandre Rodrigues

Bateria: Juanito Guedes

Produtora e apresentadora do show:Delma Gonçalves

Cantoras: Célia Sorriso Joice Mara, Maria do Carmo Carneiro, Maura Salines e YaraLemos.

REPERTÓRIO

Célia Sorriso: Felicidade (Bedeu& Delma)

Loucura ( Bedeu& Delma)

Joice Mara: Não deu Outra (Bedeu& Delma)

Tribo Guerreira ( Bedeu& Alexandre Rodrigues

Maria do Carmo Carneiro: Desejo ( Bedeu& Delma)

Alguém ( Bedeu& Delma)

Maura Salines: Boca Mágica ( Bedeu& Delma)

Dê Uma Chance pro seu Coração ( Bedeu& Delma)

Yara Lemos: Meigo Olhar (Bedeu& Delma)

Desamor ( Bedeu& Delma

Azemar( Zê):

Deixa a Tristeza ( Bedeu& Delma)

Sorriso Lindo (Bedeu& Delma)

Menina Carolina ( Bedeu& Leleco Telles)

Alexandre Rodrigues:

Grama Verde (Bedeu, Leleco Telles e Alexandre Rodrigues)

Não Diga Não (Bedeu& Delma)

Potpourri: Minha Preta (Bedeu& Alexandre) e Nega Olivia (Bedeu& Alexandre).

Oque: Espetáculo musical: Tributo a Bedeu

Quando: 5.12.23 (terça)

Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS)

* Entrada gratuita, com contribuição espontânea aos artistas.

Atendimento à imprensa Cláudia Antunes – (51)986085429 (Whats) / bpe.imprensa@gmail.com

Associação dos Amigos da Biblioteca Pública