#Notícias | 07/06/2024

Sarau Voador recebe mulheres artistas na Biblioteca Pública do Estado

O projeto Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados “Tudo com Elas” receberá, a partir deste mês, 13 mulheres artistas ao longo de seis edições, que ocorrem na Biblioteca Pública do Estado (BPE). Os encontros terão apresentação e curadoria da multiartista Deborah Finocchiaro e do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, e seguem até setembro. O ingresso é um pacote de absorvente higiênico, que será destinado a meninas e mulheres de baixa renda.

A primeira apresentação de junho acontece no dia 12, com a poeta e musicista Lilian Rocha e com a instrumentista, cantora, atriz e doutora em Educação Musical Kiti Santos. No dia 26, o show será por conta da instrumentista, produtora e educadora musical Gabriela Lery, e da atriz e bailarina Renata de Lélis, que também é diretora e mestra em Performance Artística.

Os encontros seguintes terão a participação de Bibiana Petek e Julia Ludwig (10/7); Delma Gonçalves e Heloísa Palaoro (24/7); Gisela Rodriguez, Graziela Pires e Dejeane Arrué, de 50 Tons de Pretas (7/8); e Nina Nicolaiewsky e Nina Fola (4/9). Em três saraus, intitulados “A Letra Delas”, será prestada uma homenagem a uma escritora e/ou poeta, e em outros três, nominados “O Som Delas”, a uma cantautora, sempre reunindo artistas da cena musical e literária do Rio Grande do Sul.

Todas as edições do projeto contarão com pintura ao vivo, produzida pelo artista visual Alexandre Carvalho A21, além de tradução simultânea para Libras, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. A distribuição dos absorventes doados será realizada  com apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Coletivo Feminino Plural e da Campanha do Levante Feminista Contra o Feminicídio.

A BPE é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Sobre o projeto

Versátil e itinerante, o Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados agrega diferentes manifestações artísticas, em encontros marcados pela liberdade criativa, pela colaboração e pela transposição de linguagens. Desde 2018 já foram realizadas 52 edições em diferentes locais (inclusive fora do Rio Grande do Sul, como em Fortaleza, no Ceará), reunindo dezenas de artistas convidados e compartilhando com o público diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador.

No período da pandemia, entre 2021 e 2022, foram realizadas oito edições on-line, intituladas Estação Sarau Voador. Elas integraram a grade de programação da Rede Estação Democracia (RED) e estão disponíveis no canal do Sarau Voador no YouTube, bem como em formato de podcast no Spotify. O Sarau Voador é uma construção conjunta e participativa entre anfitriões, convidados e plateia, tendo como lema “Junta todo mundo que é pro mundo melhorar”.

Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados “Tudo com Elas”
Onde: Salão Mourisco da BPE (rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)
Quando: 12 e 26/06, às 19h (outras quatro edições acontecem até setembro)
Entrada mediante doação de um pacote de absorvente higiênico