Escrito por:
#Notícias | 02/05/2024
OAB RS e BPE promovem atividade para refletir sobre a equidade racial na educação
A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), vai realizar no dia 16 de maio (quinta), às 19h, o encontro “Pedagogia Antirracista”, no Salão Mourisco da BPE.O evento é uma realização da OAB RS, em parceria com a Biblioteca Pública do Estado.A entrada é gratuita.
O encontro tem por objetivo provocar reflexões e gerar ações relativas à Pedagogia Antirracista nos estabelecimentos de ensino.
Na oportunidade, a professora Véra Neusa Lopes será homenageada por seus esforços para a implementação de políticas públicas de equidade étnico-racial na educação.
A programação conta com a palestra “Pedagogia antirracista”, com a participação das professoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher, seguida de debates entre os participantes.
Na sequência, haverá uma intervenção poética com a escritora Lilian Rocha.
As inscrições devem ser feitas pelo portalesa.oabrs.gov.br.
Sobre a homenageada
Véra Neusa Lopes possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais, com especialização em Planejamento da Educação. Atua como Assessora dos Agentes de Pastoral Negros/Rio Grande do Sul e como professora e Técnica em Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
Durante aproximadamente 25 anos, fez parte dos Agentes de Pastoral Negros (APNs) da Região Sul 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, pastoral da Igreja Católica, que busca a valorização da população negra. Nos APNs, integrou o Coletivo de Educadores Negros que, especificamente, se preocupa com a formação continuada de professores para o enfrentamento às questões étnico-raciais que atingem crianças e jovens negros.
Seu trabalho envolve a busca pela inclusão da temática negra no currículo obrigatório das escolas brasileiras.
Sobre as palestrantes
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva tem experiência em ensino, pesquisa e extensão em Educação: relações étnico-raciais; práticas sociais e processos educativos; políticas curriculares e direitos humanos. É Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos.
Em junho 2010 foi indicada como SomghoyWanadu-Wayoo, como conselheira integrante do Conselho do AmiruShonghoyHassimi O. Maiga, chefe do Povo Songhoy, no Mali.
É Professora Titular em Ensino- Aprendizagem – Relações Étnico-Raciais, docente junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas-UFSCar, na condição de professora sênior e pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar. Foi professora visitante junto a University of South Africa (1996), a Universidad Autonomadel Estado de Morelo, in Cuernavaca, México (2003), na Stanford University , USA, (em 2008 e em 2015), na Universidade de Maputo, Moçambique em 2019.
Integra o International Research Groupon Epystemologyof African Roots and Education , coordenado pela Drª Joyce E. King da Georgia StateUniversity/USA. Foi conselheira do World Education Research Association (WERA) representando a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) (2009 – 2016).
Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, pesquisando a Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER), formação de professores para a ERER, antirracismo, metodologias antirracistas, infância, Literatura e diferença. Idealizadora (junto com Tanara Furtado) do Giz de Cera cores de pele Pintkor UNIAFRO (2014). Coordena o UNIAFRO/UFRGS, Membro do Grupo de Trabalho 26A do Tribunal de Contas do Estado/RS.
Sobre a
A escritora e poeta Lílian Rocha Arcoverde é farmacêutica e Analista Clínica (UFRGS), Especialista em Homeopatia (ABH). Atua como Musicista (Liceu Palestrina), escritora, Facilitadora Didata de Biodanza (IBF), com formação em Educação Biocêtrica (CDH/UB). É autora dos livros “A Vida Pulsa: Poesias e Reflexões” (2013), “Negra Soul (2016) e “Menina de Tranças” (2018). É coautora do livro “Leli da Siva- Memórias: importância da história oral”, (2018). Coorganizadora da Antologia “Sopapo Poético- Pretessência” (2016). É membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético, acadêmica da Academia de Letras do Brasil- Seccional-RS, Cadeira 49, Patronesse Carolina Maria de Jesus, e Diretora de Organizações Sociais da ALB-RS, Conselheira da Associação Negra de Cultura (ANdC), Membro da Sociedade Partenon Literário e da International Writersand Artists Association (IWA) É acadêmica da Academia Internacional União Cultural (Cadeira 49, Patronesse Maria Firmina dos Reis), membro da Comissão Especial Sobre a Verdade da Escravidão do Rio Grande do Sul- OAB/RS. Participa de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas. Seus poemas são publicados em vários sites, blogs, revistas e redes sociais.
SERVIÇO
O quê: Encontro Pedagogia Antirracista
Quando: 16.05 (quinta-feira), às 19h
Onde: Salão Mourisco Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)
Atendimento à imprensa
Cláudia Antunes – 51 986085429 (Whats) / bpe.imprensa@gmail.com
Site: https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors Instagram: @bpe.rs
Realização
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS)
Apoio
Secretaria de Estado da Cultura (Sedac)
Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE)
Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE)
Fontes: