#Notícias | 25/11/2023

Margue Silva faz tributo a Nina Simone na BPE

O evento encerra com chave de ouro a programação desenvolvida pela BPE para enaltecer artistas negros e promover a reflexão acerca da igualdade e da luta antirracista.

Trazendo sua personalidade para a apresentação, sem deixar de lado o frescor da sonoridade de Nina, Margue Silva despeja toques de brasilidade nas canções, abusando das suas referências na música preta brasileira e nos estilos urbanos como o Hip Hop e o Jazz. Além da jazzista, estarão no palco do Salão Mourisco os músicos Gilberto Oliveira (contrabaixo elétrico e arranjos), Mel Souza (piano), Tuti Rodrigues (percussão), com a participação especial de Marieta Silveira (professora e escritora), Kleber Rocha (administrador e escritor) e Cesio Sandoval Peixoto (advogado e pandeirista).

Em performance multiartÍstica, o show mescla música com interpretação, trazendo as histórias das canções que abordam racismo, decepções amorosas e demais temáticas do universo de Nina Simone.  Margue explica que “ouvir as músicas de Nina Simone é inspirador, porém ouvir suas falas sábias é algo transformador. Quando Nina diz que não dá para explicar liberdade porque é um sentimento, isso nos faz pensar que seja justamente um dos motivos para o açoite pesado do colonizador sobre os escravizados”, completa.

Música como forma de resistência

O espetáculo “Tributo Biográfico Musical Nina Simone: A Alta Sacerdotisa do Jazz” tem por objetivo refletir sobre as questões de opressão racial, por meio da obra e da vida de Nina Simone, que deixou um legado único não só para a arte, mas também para a luta pelos direitos civis e pela igualdade racial.

Para Margue Silva “se pode escravizar o corpo de alguém, mas jamais será possível escravizar sua alma. Só o medo escraviza e esse foi o principal trunfo usado para oracismo. Por isso, todo e qualquer ser humano precisa escutar seus sentimentos, e em especial os seus medos. Porque entender nossos medos é a chave principal para a nossa libertação, como Nina disse: ‘Eu te digo o que a liberdade significa para mim: não ter medo’”, explica a jazzista.

Sobre Margue Silva

Marguerite Silva Santos é gaúcha, de Porto Alegre/RS. É bacharelanda em Música Popular/UFRGS e Professora de Canto e Práticas Vocais. Em 2021, foi agraciada com o Prêmio Trajetória Cultural Sirley Amaro. Em 2023, recebeu homenagem do Centro Negro de Cultura Sopapo Poético. Participou de musicais e óperas com peças de Mozart, Bach, Puccini, George Gershwin, Andrew Lloyd Webber e outros. É idealizadora do Concerto Ébano e Marfim. Cantou em harmonias de Escolas de Samba do RS e RJ. Despontou no cenário musical como uma das mais talentosas artistas da nova geração de cantoras do Sul. Pela força das raízes, junta cores e ritmos que unem o Rio Grande do Sul e a África Negra. Seus shows já levantaram o público nos principais teatros da capital do RS, como Theatro São Pedro, Teatro Renascença, Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana, Multipalco -Theatro São Pedro e Museu de Arte de Arte do RS – MARGS. Em seu repertório e em suas influências estão presentes o Negro Spiritual, Jazz, R&B e o Samba.

Sobre Nina Simone

Eunice Kathleen Waymon, conhecida pelo nome artístico Nina Simone (1933 – 2003) foi uma das maiores pianistas, compositoras e cantoras de jazz, blues, soul e gospel de sua geração.  É bastante conhecida nos meios musicais do jazz, mas trabalhou com diversos estilos musicais na vida, como música clássica, blues, folk, soul, R&B, gospel e pop.

Dona de uma voz única, a cantora fez de sua música expressão da luta pelos direitos civis da população negra estadunidense e sua obra permanece como exemplo de resistência.

O quê: Tributo Biográfico Musical Nina Simone: A Alta Sacerdotisa do Jazz

Quando: 30 de novembro de 2023, às 20h

Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico – Porto Alegre/RS)

Duração: 1h