#Notícias | 26/10/2023

Exposição “Elis volta pra casa” é prorrogada no IAPI

A mostra foi organizada para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, com o objetivo de aproximar a comunidade de sua mais célebre moradora, que viveu ali até os 18 anos , quando foi lançar sua carreira no Rio de Janeiro, em 1964.

A mostra, com curadoria da jornalista e pesquisadora Cláudia Antunes, reúne parte do acervo que pertence à CCMQ. O público — na sua maioria constituído de moradores do bairro — formado por vários contemporâneos e conhecedores de Elis, tem se emocionado ao visitar espaço que apresenta documentação multimídia, contendo discos, fotos, recordações dos fãs,
revistas e informações sobre a vida e obra da mais célebre moradora do IAPI e até mesmo uma biografia da artista em forma de fotonovela.

A exposição é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública do Estado, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Instituto Estadual de Música (IEM) e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
A Biblioteca Pública Estadual Romano Reif é dirigida por Ana Maria de Souza, diretora da Biblioteca Pública do Estado e está localizada na Praça Largo da Bandeira, nº 64, em Porto Alegre.
A entrada é gratuita.

Elis Regina Carvalho Costa (1845 – 1982)

Elis cresceu perto da Biblioteca Romano Reif, do outro lado da Praça Alim Pedro: morou dos seis aos 18 anos no número 21 da rua Rio Pardo, na Vila IAPI.
Naqueles tempos, década de 1950 e 1960, a figueira da frente já era imensa, e era ali que ela se reunia com os amigos, uma rapaziada de qualidade, ligada à música, que a acompanhava e sonhava junto.

Em entrevista em 1981, ela conta:
“Eu, quando saí aqui do pedaço, eu só saí porque eu não tinha onde trabalhar […]
Conjunto de baile tinha acabado, orquestra tinha dançado, a programação da TV Excelcior tinha invadido todos os lugares, a gente não tinha o que fazer! Assim como eu, uma série de pessoas saiu, outras ficaram e morreram profissionalmente, estão frustradas e desesperadas até hoje, e sonhando como uma carreira que poderia ter sido alguma coisa e que não foi.”
A exposição Elis volta pra casa está emocionando a comunidade que lembra dela como a menina baixinha e talentosa do bairro ou como a gigante da música brasileira, considerada até hoje como a melhor intérprete da MPB.

Sobre a curadora

Cláudia Antunes é jornalista, doutora em Letras, na área de Teoria da Literatura, com experiência em acervos literários.
Fez um grande projeto de pesquisa sobre o escritor gaúcho João Simões Lopes Neto, que serviu de base para livro, documentário, opereta e várias exposições.

Ganhou o Prêmio Açorianos de Artes Visuais, na categoria Arte Educação, com a exposição Museu Desmiolado, no Santander Cultural, em 2019.
Atualmente, trabalha na Secretaria de Estado da Cultura, ocupando o cargo de Analista em Assuntos Culturais na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

O quê: Prorrogada a exposição Elis volta pra casa
Quando: Até 11 de novembro de 2023. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Onde: Biblioteca Pública Estadual Romano Reif (Praça Largo da Bandeira, nº 64, em Porto Alegre/RS)

Cláudia Antunes – Assessoria de imprensa –bpe.imprensa@gmail.com