Escrito por:

#Notícias | 05/09/2023


Evento da Gibiteca BPE “Uma Tarde Bonelli” homenageia os 75 anos da personagem TexWiller

Evento da Gibiteca BPE “Uma Tarde Bonelli”
homenageia os 75 anos da personagem TexWiller

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) recebe a segunda edição do evento“Uma Tarde Bonelli”, em homenagem aos 75 anos de TexWiller— personagem criado em 1948, por Giovanni Luigi Bonelli e AurelioGallepini. Será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 13h às 19h, na BPE, em Porto Alegre (RS). A entrada é franca.

Sobre o evento

Serão dois dias de muitas atividades ligadas à cultura do faroeste, ocupando todos os espaços da BPE. Teremosdebates, oficinas e a presença de expositores, com venda de produtos do estúdio Bonelli. Além disso, será apresentada uma seleção de trabalhos da 1ª a 3ª “Exposição Online Cavalgando com Tex”. Na sequencia, teremos a presença da Liga Heróica, que irá realizar apresentação de cosplays de super-heróis, solicitando a doação de um quilo de alimento não perecível. O grupo Desenhando Juntos também fará parte do evento, desenhando ao vivo a temática faroeste. Serão cerca de 30 desenhistas que demonstrarão ao público a experiência do desenho ao vivo. Durante o evento, também haverá uma mostrade desenhosselecionados para a terceira edição da exposição virtual “Cavalgando com Tex”. Interessados em expor artes sobre Tex podem enviar seus trabalhos até 20 de setembro para o e-mail coletivearts@gmail.com. O ColetiveArts organizará um bate-papo para lembrar como foi realizar debates e entrevistas virtuais sobre Texdurante a pandemia de covid-19. Teremos também um encontro com representantes do Tex Moto Grupo, para falar sobre a experiência de divulgar os quadrinhos do Tex no Brasil.

Destaques

Entre as estrelas do evento estão GegeCarsan— autor de quatro livros sobre o Tex; Dorival Lopes— editor da Mythos, principal e responsável pela publicação dos quadrinhos Bonelli no Brasil;Rafael Scavone — autor da HQ “Hailstone”; e Duda Falcão—criador de “O Estranho Oeste de Kane Blackmoon”, histórias que se caracterizam por explorar o terror no faroeste.

Exposição

Na Gibiteca BPE serão transmitidos os filmes sobre Tex e Zagor e expostos cartazes de filmes de faroeste clássicos.

Palestrantes

Ricardo Elesbão Alves é o criador da Confraria Bonelli. Éespecialista em História da Alimentação e Patrimônio Cultural pela UNISC (2020) e Doutor em Ciência dos Alimentos (1999), pela UFLA.

Ge GeCarsan é autor dos livros Tex no Brasil: Águia da Noite, Justiça a Qualquer Preço, O Grande Herói do Faroeste, entre outros. É administrador de empresas, jornalista, web designer e agente imobiliário.

Dorival Vitor Lopes é editor e sócio proprietário da Mythos Editora e responsável pela publicação dos quadrinhos Bonelli no Brasil.

Confira a programação:

30 de setembro

14h – Mesa cavalgando com Tex. Com Paulo Kobielski, André Moraes e Ge GeCarsan. Mediação de Jorge Luís Pereira

15h – Mythos e Tex no Brasil. Com Dorival Lopes e Jesus Nabor. Mediaçã ode Ge GeCarsan

16h– Intervalo

16h30 – As melhores aventuras de Tex . Com Ge GeCarsan, Leonardo Campos e Neimar Nunes. Mediação: Jesus Nabor

17h30 – 75 Anos de Tex, a história de um mito. Com Ricardo Elesbão e Leonardo Fraga (Confraria Bonelli). Mediação de Leandro Dóro

 

1º de outubro

14h – Bonelli no Brasil. Com Dorival Lopes (Mythos), Flávio Soares (Tortuga), Leonardo Campos (85), Neimar Leonardo Fraga

16h – Intervalo

alternativos de faroeste. Com Rafael Scavone, Duda Falcão e Rodinério da Rosa. Mediação de Lu Vieira

17h30 – Cinema de faroeste, uma trajetória – Clube do Faroeste de Porto Alegre. Com Celso Schoreder e Raul Estigarribia. Mediação de César Alcazar

 

OFICINAS

Serão duas oficinas com inscrição gratuita.

 

30 de setembro

14h – Narrativa visual dos quadrinhos Bonelli, com Lu Vieira

 

1º de outubro

14h – Oficina Desenho de Faroeste, com Moacir Martins

 

SERVIÇO

O quê: Evento “Uma tarde Bonelli” – Homenagem aos 75 anos de TEX

Quando: 31.09 (sábado) e 1º.10 (domingo), das 13h às 19h.

Onde: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre/RS)

Entrada  gratuita.

Atendimento à imprensa

Cláudia Antunes – Assessoria de imprensa –bpe.imprensa@gmail.com

 

Site: https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors

Instagram: @bpe.rs

Realização

Secretaria de Estado da Cultura

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul