#Notícias | 24/01/2024

Conheça a história do Logotipo da BPE

🤔 Você sabia que o logotipo atual da Biblioteca Pública do Estado (BPE) foi um presente do escritor, designer e empresário Giancarlo Carvalho Borges para a instituição?

⏳ Em 2009, o escritor relançou seu romance “As Mitologias Roubadas – Os 12 trabalhos” na BPE e foi nesse momento que o projeto de construção da marca foi iniciado.

📚 O livro tem um enredo que mistura a mitologia dos 12 trabalhos de Hércules e a história do Rio Grande do Sul, com seus prédios, seu patrimônio histórico e seus monumentos. Um dos cenários mais importantes da obra é justamente a Biblioteca Pública do Estado, com suas salas, história, pintura e mobiliário.

Depois de uma primeira versão do logo apresentada, com traços coloridos e modernos, mimetizando arquitetura do prédio, foram acrescentados elementos de texto. A versão definitiva começou a ser utilizada em janeiro de 2010, já como logotipo oficial da BPE. 🏛️

👉 A partir de 2010, quando a Biblioteca completou o sesquicentenário, foi acrescentado ao desenho original a informação “150 anos”, que permanece até hoje.