Escrito por:

#Notícias | 08/08/2023


Clube de Leitura BPE discute a obra “Várias histórias”, de Machado de Assis

Os títulos de Machado de Assis são exigidos nas provas para Enem e concurso vestibular

A Biblioteca Pública do Estado, uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura, convida o público a participar do encontro do Clube de Leitura BPE, no dia 9 de agosto (terça), às 15h, no Salão Mourisco. O evento faz parte do programa educativo da exposição “Singular Ocorrência: 184 anos de Machado de Assis”. Nesta edição, o convidado é o professor de literatura brasileira André Alfama, que apresentará o livro “Varias histórias”. A entrada é gratuita.

“Várias histórias” é uma coletânea do escritor brasileiro Machado de Assis, publicada em 1896, que reúne dezesseis contos seus publicados na Gazeta de Notícias entre 1884 e 1891. É considerada uma das suas melhores obras no gênero. Oito das histórias aí publicadas tornaram-se clássicas e aparecem com muita frequência em coletâneas: São elas: A cartomante, Uns braços, Um homem célebre, A causa secreta, Trio em lá menor, O enfermeiro, Um apólogo e D. Paula.

O objetivo desse evento é contribuir com a preparação de estudantes e apreciadores de literatura, uma vez que as obras de autoria de Machado de Assis aparecem com frequência no ENEM e em vestibulares. Por outro lado, a leitura é importante não apenas matéria para prova, mas também forma de ampliar o conhecimento e a compreensão da sociedade e da cultura brasileira.

Os encontros do Clube de Leitura BPE visam debater obras pertinentes à história e cultura do universo literário. Para participar, é recomendada a leitura prévia da obra. No dia do evento, a equipe da BPE realizará uma apresentação da vida e obra da de Machado de Assis, no Salão Mourisco, seguida de bate-papo com o público. Informações e inscrições pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.

Sobre Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839. Era filho de uma família pobre, descendente de negros alforriados e de uma portuguesa da Ilha de São Miguel.

Transitou por todos os gêneros literários: teatro, crônica, conto, poesia e romance. Atuou como jornalista e crítico literário, e trabalhou, paralelamente, como servidor público. 

Era extremamente dedicado às letras, autodidata e talentoso, o que lhe garantiu acesso e respeito junto às altas rodas de intelectuais da época, sendo um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. È considerado o maior escritor da literatura brasileira. 

A história da literatura brasileira divide a obra do escritor em duas fases: Romântica e Realista. Na fase romântica os personagens de suas obras possuem características do Romantismo, no qual o amor e os relacionamentos amorosos são os principais temas abordados. São exemplos: Ressurreição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878). Na fase realista, onde se consagrou como gênio, o autor aborda questões psicológicas dos personagens. Dessa forma, ele apresenta uma análise profunda do ser humano, com suas vontades, personalidades, necessidades, defeitos e qualidades e profundas análises psicológicas. São exemplos as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

Sobre a exposição

A mostra Singular ocorrência: 184 anos de Machado de Assis, está localizada na Sala Borges de Medeiros da BPE, desde 15 de junho e ficará em cartaz até o dia 26 de agosto. A curadoria é da jornalista e pesquisadora Cláudia Antunes.

Nela, o público pode encontrar primeiras edições do escritor, reprodução de documentos sobre a vida e obra, além de uma revisão da crítica literária sobre Machado e farta iconografia.

O título da exposição remete ao conto “Singular ocorrência”, publicado em Histórias sem data, pela editora Garnier, em 1884, três anos depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas. A escolha desse nome se estabelece na premissa de que o próprio Machado foi um escrito singular na história da literatura brasileira.

Entre os destaques que estão exibidos, encontram-se as primeiras edições das obras Páginas recolhidas, Poesias completas, Dom Casmurro, A Semana e Relíquias de casa velha. Além disso, vale ressaltar que entre os primeiros textos da crítica literária estão os estudos de autores gaúchos, como Alcides Maya, Augusto Meyer, Moysés Vellinho, Guilhermino Cesar e Flávio Loureiro Chaves. 

A biblioteca de Machado de Assis será recriada a partir dos trabalhos de Jean Michel Massa e de José Luís Jobim. A BPE reuniu alguns dos títulos que certamente fizeram parte da biblioteca do escritor, escritos, inclusive, no idioma original. Essa amostra de livros constitui um esforço de demonstrar os autores que foram fundamentais na obra de Machado de Assis e lhe serviram de inspiração. São eles: Eça de Queiroz, Shakespeare, Edgar Allan Poe, Luiz de Camões, Miguel de Cervantes, Victor Hugo, Honoré de Balzac, Dante Alighieri e os brasileiros Gregório de Matos e Gonçalves Dias, entre outros. 

A mostra também apresenta uma faceta pouco conhecida do autor— a de tradutor. Machado traduzia do francês e do inglês, e estudava grego e alemão. Os leitores do século 19 e 20 tiveram acesso a alguns títulos de grandes nomes da literatura universal, como o poema O corvo, de Edgar Allan Poe e Os trabalhadores do mar, de Victor Hugo, por meio das traduções do criador de Dom Casmurro.

O horário de visitação é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h, sempre com entrada gratuita. Visitas-guiadas podem ser agendadas pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.

Sobre o palestrante

André Alfama é licenciado em Letras pela PUCRS. Experiência em cursos preparatórios tanto no ensino de Língua Portuguesa quanto no ensino de Literatura assim como em escolas. Atualmente, é professor de Literatura na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul; ministra palestras sobre leituras obrigatórias da UFRGS bem como outros eventos literários na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO

O quê: Clube de Leitura BPE – Várias Histórias, de Machado de Assis. Participação do professor André Alfama

Quando: 9 de agosto (terça), às 15h

Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre)

Entrada gratuita

* O livro está à disposição no Setor de Empréstimo da BPE (entrada pela Rua General Câmara), e pode ser retirado, mediante cadastro.

Informações e inscrições: bpe.acervors@gmail.com. / Telefone: 32259426

Realização: Clube de Leitura BPE

Atendimento à imprensa

Cláudia Antunes – Assessoria de imprensa –bpe.imprensa@gmail.com

Site: https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors

Instagram: @bpe.rs

Realização

Secretaria de Estado da Cultura

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul