#Notícias | 06/08/2023

Cine debate na BPE – Sessão terá exibição com a presença do diretor e de roteiristas

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida para a exibição do documentário “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, dia 8 de agosto (terça), às 19h, no Salão Mourisco da BPE. A entrada gratuita

Após a sessão, haverá roda de conversa com a participação do diretor e roteirista, Ricardo Ritzel, e do produtor-executivo e roteirista, Marcos Fabricio.

Está será a 14ª exibição do audiovisual histórico que já passou por doze cidades, além da participação nas mostras competitivas do 15º SMVC e 12º Festival Internacional de Cine de Santa Ana de Guácaras, em Corrientes, Argentina. O curta já tem outras nove exibições programadas até o final de 2023 em nove cidades gaúchas e também está inscrito em outros dois festivais internacionais de cinema na Argentina e Uruguai.

Sobre o documentário

O curta acompanha uma cavalgada que refaz o até então desconhecido trajeto de 55 quilômetros do Estado-Maior do general Gumersindo Saraiva, levando o corpo de seu comandante, entre Carovi, onde recebeu um tiro fatal, e o Cemitério dos Capuchinhos, em Itacurubi, onde teve três de seus cinco sepultamentos.

Ricardo Ritzel explica que “durante o percurso, a obra resgata a participação do mais famoso general maragato na Revolução de 1893 em sua última batalha: não deixar seu corpo como troféu de guerra da ditadura castilhista, quando teve uma inusitada ajuda. Junto, a visão de grandes cancioneiros do Rio Grande do Sul sobre o revolucionário ‘doble-chapa’,” comenta.

O filme foi gravado exatamente nos mesmos locais históricos onde aconteceram, na Região das Missões do Rio Grande do sul, e contou com a participação da Confraria dos Cavaleiros da Paz (Porto Alegre), do Piquete Apolinária Cardoso de Souza (Itacurubi) e com  figurantes do município de  Bossoroca.

A obra audiovisual foi lançada, em 30 de novembro de 2022, no 15º Santa Maria Vídeo Cinema, e foi uma das selecionadas oficiais na mostra competitiva do conceituado 12º Festival Internacional de Cine de Santa Ana del Guácaras, em Corrientes, que acontece entre 8 e 11 de dezembro, na Argentina. Desde então, ela também já teve 14 exibições com plateia lotada em 12 cidades do Rio Grande do Sul e, até o final de 2023, já tem sessões agendadas em outras nove cidades gaúchas, assim como também está inscrita em outros dois festivais internacionais de cinema na Argentina e Uruguai.

Ficha Técnica:

Direção – Ricardo Ritzel

Assistência de direção – Rubens Fabricio Anzolin

Roteiro – Marcos Fabricio e Ricardo Ritzel

Fotografia – Erick Cabrera, Lucas Cardoso e Rodrigo Fortes

Narração – Rogério Rocha Lobato

Participação especial da atriz santa-mariense, Vera Mesquita, como Apolinária Cardoso de Souza.

O quê: Exibição do documentário “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, seguido de debate com diretor e roteirista

Quando: 8 de agosto, às 19 horas

Onde: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico de Porto Alegre)

Cláudia Antunes –  51 991919-203 (Whats) / bpe.imprensa@gmail.com