Escrito por:

# | 10/03/2023


Chapéu Acústico traz Stephanie Soeiro com show “Profusão”ao palco do Salão Mourisco

Dando continuidade às celebrações do mês dedicado à mulher, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para o espetáculo “Profusão”, com a cantora e compositora Stephanie Soeiro, acompanhada do músico Geyson William, no violão e piano. O evento será dia 14 de março (terça), às 19h, na BPE. A entrada é gratuita, com contribuição espontânea aos artistas.

Stephanie explica que o show apresenta alguns sucessos da MPB, “dos mais conhecidos aos esquecidos pelo público, mas que marcaram a memória das pessoas”. No repertório estão canções de Beth Carvalho, Tim Maia, Lô Borges, Gal Costa, Elis Regina e Os mutantes, entre outras. “É uma profusão musical, porque tem a intenção de preencher o coração do público com a variedade de músicas e sensações que o repertório tem para oferecer”, completa. O espetáculo trará também algumas composições autorais de Stephanie Soeiro, que retorna aos palcos após uma pausa de três anos.

 

Chapéu Acústico

O projeto Chapéu Acústico está completando sete anos de muito sucesso de público e crítica, sempre trazendo atrações de qualidade à Biblioteca Pública do Estado. Acontece desde 29 de setembro de 2016, na BPE, com produção de Marcos Monteiro e já contou com cerca de 200 apresentações, com artistas locais e estrangeiros, nos gêneros jazz, música popular, bossa nova e choro, trazendo novidades e músicos consagrados. A curadoria musical feminina é de Ro Lopes.

 

Sobre os músicos

Stephanie Soeiro é cantora e compositora desde os oito anos de idade. Nasceu em Porto Alegre e ingressou na área artística em 2009, quando entrou para o projeto social da Orquestra Villa Lobos, coordenado pela Cecilia Rheingantz Silveira. Já muito nova, demonstrou talento para música aprendendo a tocar flauta e ingressando na orquestra como parte do naipe de flautas. Aprendeu violão e, com isso, nasceram suas primeiras composições. Participou de dois festivais de Canto Livre Estudantil, tirando o 2° lugar no primeiro ano que participou, e o 1° lugar na sua segunda e última participação. Stephanie é vocalista da banda de rock Addara. O grupo está preparando um novo trabalho que será lançado em breve e já possui dois EPs nas plataformas: “Um toque de coragem” e “O mundo vai me devorar”, com composições variadas dos integrantes da banda inclusive de Stephanie. É ex-integrante da banda de rap Venark, no qual fazia bankings vocais. Faz intervenção musical no sarau Capitu, ao lado da atriz Lorena Sanches e da juíza Márcia Kern — sarau que discute a violência doméstica contra mulheres. Atua também com participações especiais na orquestra Villa Lobos, como cantora. Possui um EP solo chamado “Da janela do meu quarto”, que foi lançado no YouTube e produzido sozinha em sua casa, com músicas autorais antigas que estavam engavetadas, e pode ser acessado no canal Phanie — canal oficial, onde ela posta as suas composições — com 4 faixas musicais de voz violão. Aprendeu a tocar flauta, violão e ukulele, tendo como principal instrumento o violão que a auxilia nas composições. Atualmente está gravando um novo EP sozinha, com composições mais atuais. 

 

Geyson William estuda musica desde os nove anos, quando entrou nas oficinas do Projeto Orquestra Villa Lobos, mas desde os quatro anos já possui um vinculo muito forte com o Carnaval, tocando em baterias de escolas de samba junto ao seu pai, Mestre de bateria. Em 2005 iniciou sua trajetória no grupo principal da Orquestra Villa Lobos, tocando Flauta Doce, mesmo fazendo aulas de violino e violão (que logo se tornaria seu instrumento principal). Teve experiência em inúmeros estilos musicais, chegando a fundar, junto a amigos, a Banda Pagode do Bronx — grupo de Samba e Pagode. Hoje trabalha com a Orquestra Villa lobos como musicista, arranjador e por vezes cantor. Também trabalha no Carnaval, como diretor de harmonia e arranjador/compositor, no Pagode como instrumentista e cantor e instrumentista e organizador do Grupo de Choro Villa Lobos

 

Serviço

O Quê: Show “Profusão”, com Stephanie Soeiro , no Chapéu Acústico

Quando: 14.03.23

Horário: 19h

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre)

*Entrada livre, mediante contribuição espontânea. O número de vagas é limitado

 

Contatos:

Cláudia Antunes (Assessoria de Imprensa da BPE) – bpe.imprensa@gmail.com

 

Produção

Marcos Monteiro

 

Realização

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura