#Notícias | 15/08/2023

BPE promove eventos para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) desenvolveu uma programação especial para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, envolvendo o livro, a leitura e a literatura. Todas as ações têm entrada franca.
Na sexta, dia 18, a BPE traz as cantoras Ana Sauri, Renata Pires, Guaíra Soares, Joice Maria e Celia Sorriso ao Salão Mourisco da BPE. Será uma noite de encantamento com as compositoras de samba do Sul, que trarão obras autorais, criadas em Porto Alegre.
Delma Gonçalves, produtora do evento, explica que a ideia do projeto é promover a difusão do samba como patrimônio cultural brasileiro, “para avivar a memória histórica do continente da África, que deixou de herança aos filhos nascidos aqui uma imensa cultura gerada em solo nacional”, conclui. A entrada é gratuita com contribuição espontânea às artistas.

No dia 19 de agosto, a BPE promove duas ações: às 11h, na Gibiteca BPE, acontece um bate-papo com quadrinistas e ilustradores intitulado “Missões guaraníticas e quadrinhos”. Os convidados são Clayton Cardoso (professor de desenho), Rafael Martins da Costa (professor de Geografia) e Bruno Ortiz (professor de História), como mediador. O trabalho tem como cenário as ruínas de São Miguel das Missões, um dos grandes patrimônios materiais do Rio Grande do Sul.
No mesmo dia, às 14h, os visitantes serão conduzidos por profissionais das áreas de História, Restauro e Patrimônio Cultural, durante uma visita-guiada, mostrando e explicando os detalhes da construção e arquitetura do prédio centenário da Biblioteca, que está passando por um intenso processo de recuperação, desde o ano passado.

Dia do Patrimônio na BPE
O foco desse ano é “Cultura e Cidadania”, segundo a organização do evento, “as ações têm o objetivo de fortalecer o protagonismo e a participação de indivíduos e grupos sociais na criação, transformação e compartilhamento de saberes culturais”.
Pensando nisso, a BPE organizou atividades para envolver a comunidade e promover os bens culturais que envolvem a Biblioteca Pública do Estado, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre e a Biblioteca Pública Estadual Romano Reif, localizada na Vila IAPI.
Segundo a diretora da BPE, Ana Maria de Souza, “hoje em dia, uma biblioteca não se mantém apenas com livros na estante. Assim, torna-se necessário trazer ações que chamem as pessoas para dentro da biblioteca e dessa forma criem um encantamento com o livro, promovendo a leitura”, completa.
O Departamento do Livro, Leitura e Literatura da Sedac, por meio da Biblioteca Pública do Estado, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Instituto Estadual de música e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, apresenta a exposição “Elis volta para casa”, na Biblioteca Pública Estadual Romano Reif, no dia 19 de agosto, às 11h. A exposição, com curadoria de Cláudia Antunes, reúne parte do acervo que pertence à CCMQ o qual será reunido na biblioteca do bairro onde cresceu a cantora Elis Regina. A mostra vai reunir uma documentação multimídia, contendo discos, fotos, recordações dos fãs, revistas e informações sobre a vida e obra da mais célebre moradora do IAPI. A Biblioteca Romano Reif, coordenada por Ana Maria de Souza, está localizada na Praça Largo da Bandeira, nº 64, em Porto Alegre. A exposição fica em cartaz até novembro, no horário de atendimento da Biblioteca.

18 de agosto (sexta)
19h – Show “O ventre do samba”19h
Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)
* Entrada gratuita com contribuição espontânea às artistas.

19 de agosto (sábado)
11h – Bate-papo “Missões guaraníticas e quadrinhos”, na Gibiteca BPE, com os quadrinistas Clayton Cardoso (professor de desenho), Rafael Martins da Costa (professor de Geografia) e mediação de Bruno Ortiz (professor de História).
14h – “Conhecendo os tesouros da BPE”, visita guiada com profissionais de restauro e patrimônio, na Biblioteca Pública do Estado.

19 de agosto – Biblioteca Pública Estadual Romano Reif
Exposição: “Elis volta pra casa”. Curadoria: Cláudia Antunes
Quando: Abertura – 19.08, às 11h
Visitação: Até 31.10.23, das 9h30 às 16h30
_____
O quê: Programação da BPE para o Dia do Estadual do Patrimônio Cultural
Show “O ventre do samba”
Quando: 18.08
Hora: 19h
Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)
* Entrada gratuita com contribuição espontânea às artistas.

Bate-papo “Missões guaraníticas e quadrinhos”
Quando: 19.08
Hora: 11h
Onde: Gibiteca BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)
* Entrada gratuita

Visita guiada “Conhecendo os tesouros da BPE”
Quando: 19.08
Hora: 14h
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre).

SERVIÇO 2
Exposição: “Elis volta pra casa”. Curadoria: Cláudia Antunes
Quando: Abertura – 19.08, às 11h
Visitação: Até 31.10.23, das 9h30 às 16h30