Escrito por:

#Notícias | 06/11/2023


BPE lança agenda cultural especial para o Novembro Negro

O fato de a Biblioteca Pública do Estado ter como diretora uma mulher negra é uma conquista. Essa é a primeira vez que a BPE tem uma pessoa negra na direção, em seus 153 anos de história. Ana Maria de Souza, bibliotecária concursada, assumiu a direção em março de 2023.

Ela conta que, além dos desafios de gerir uma biblioteca desse porte, teve como objetivo, desde a sua chegada, dar visibilidade às pessoas negras e oferecer o lugar de fala a artistas negros e a ações que promovam a cultura negra, como forma de afirmar a identidade e combater a discriminação e a desigualdade, auxiliando no processo de transformação social.
“Eu percebo que quando recebemos crianças e adolescentes da periferia, eles me olham de forma diferente, com uma certa inquietação. Um dia, uma menina negra, de cerca de 14 anos, teve coragem e me perguntou como eu tinha conseguido virar diretora. Eu achei muito lindo e contei a ela sobre a minha trajetória. Uma experiência como essa nos faz entender a importância da representatividade. É muito importante termos a oportunidade de abordar a questão racial: pessoas negras em posição de liderança podem tomar decisões que somente quem sente a dor do racismo pode!”, afirma a diretora.

A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com. Toda a programação é gratuita.

Programação

Data: 8/11 (quarta-feira) – 19h, no Salão Mourisco da BPE – Roda de Conversa “O silêncio cansou de ser mudo”, com a participação das escritoras Fátima Farias, Marieta dos Santos Silveira e Maiza Lemos. A mediação será feita por José Antônio Silva. Haverá uma intervenção poética da artista Cristal.
Entrada gratuita

Data: 14/11 (terça-feira) – 17h, no Salão Mourisco da BPE – Clube de Leitura
“Especial Oliveira Silveira”, com a professora Sátira Pereira Machado, da
Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A professora é especialista em
Culturas Afro-gaúchas, com destaque para a literatura negra do poeta Oliveira
Silveira. Entrada gratuita.

Data: 17/11 (sexta-feira) – 19h, no Salão Mourisco da BPE – 12ª edição do Slam Aquilombaí – Especial Novembro Negro, com a Mestre de cerimônias Agnes Mariá, Slammaster do Slam Aquilombaí. O evento é realizado pela Biblioteca Pública e CURA – Coletiva Urbana de Retomada Aquilombaí. As inscrições para a competição de slam e apresentações em verso livre são limitadas e podem ser feitas no local.
Entrada gratuita

Data: 21/11 (terça-feira) – 19h, no Salão Mourisco da BPE – Lançamento da revista “Meu Corpo Negro – Memórias”, seguido de debate, com a participação de Gilberto Soares (escritor e produtor cultural), Isabete Fagundes (pedagoga e escritora), Josiane Prestes (pedagoga e Agente de apoio em educação especial), Maria Inês Nunes Barcelos (mestra em Serviço Social e Políticas Sociais), Rosa Mayommbe (escritora e pesquisadora) e Tiago Maria (cronista e redator publicitário), todos integrantes do Coletivo de Escritores Negros (CEN

Data: 25/11 (sábado) – 15h, no Salão Mourisco da BPE – Gira de Leitura, com o coletivo Mães Pretas. Haverá leitura de poemas e performance teatral. Entrada gratuita.

Data: 30/11 (segunda-feira) – 20h, no Salão Mourisco da BPE – Tributo biográfico musical a Nina Simone: a alta sacerdotisa do jazz, com a cantora Margue Silva e os músicos Gilberto Oliveira (contrabaixo elétrico e arranjos), Mel Souza (piano) e Tuti Rodrigues (percussão). Haverá participação especial de Marieta Silveira (escritora), Kleber Rocha (escritor) e Cesio Sandoval Peixoto (pandeirista). Entrada gratuita

Serviço

O quê: Programação Novembro Negro na BPE
Quando: Mês de novembro (de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h)
Local: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)