#Notícias | 03/08/2023

BPE + CULTURA – Biblioteca Pública do Estado realiza festa de livros, música, arte e gastronomia na rua

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está inaugurando um novo projeto que promete movimentar o Centro Histórico de Porto Alegre: o BPE + Cultura. No primeiro sábado de cada mês, a partir de 5 de agosto, a BPE vai realizar uma festa literária ao ar livre — com livros, música, arte e gastronomia — das 10h às 15h, em frente ao prédio da Biblioteca (Rua Riachuelo, 1190). O evento acontecerá no primeiro final de semana de cada mês, entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, mantendo o acesso liberado aos moradores. Em caso de chuva, os expositores irão montar as bancas dentro da Biblioteca Pública do Estado.

Ana Maria de Souza, diretora da Biblioteca Pública do Estado explica que o objetivo é ampliar o acesso ao livro e à leitura, com a participação dos livreiros do Centro Histórico, nas imediações da Biblioteca. “Desse modo, queremos contribuir com a revitalização do Centro Histórico, oferecendo mais um espaço de lazer, de educação e de entretenimento na capital. Ao mesmo tempo, pretendemos nos aproximar da vizinhança, rica em referências ligadas à cultura e aos livros para promover o fortalecimento do comércio local e os vínculos com a comunidade”, explica.

Por que um evento de literatura na rua?

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul ocupa a mesma sede, na Rua Riachuelo 1190, desde o ano de 1915, antes mesmo de ser inaugurada oficialmente em 1922, e é uma referência na história dos gaúchos.

Criada em 1871, a BPE presta atendimento à comunidade, sendo órgão integrante da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), vinculada ao Departamento do Livro, Leitura e Literatura. Sua sede abriga também o núcleo administrativo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS (SEBPRS), que visa prestar orientação e assessoria para a implementação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento das bibliotecas públicas estaduais e municipais do RS.

Seu acervo é composto por livros, periódicos e documentos físicos, abrangendo os mais diversos temas, predominando literatura, filosofia, história, política e obras antigas componentes das coleções originais, constituídas quando de sua inauguração, muitas das quais já identificadas como obras raras. Materiais didáticos, paradidáticos e de referência, dicionários e enciclopédias, integram também seu repertório bibliográfico.

A BPE destaca-se também como importante centro cultural, desenvolvendo, semanalmente, uma programação qualificada e diversificada, nas mais diversas áreas do conhecimento, mas com foco principal na leitura e na literatura.

São realizados, permanentemente, eventos musicais e ações educativas, como seminários, debates, exposições, cursos e oficinas, além de visitas -guiadas ao prédio, oferecidas diariamente, mediante agendamento. Toda as atividades desenvolvidas são gratuitas e pensadas para atender a população com o objetivo de manter a inclusão, a diversidade e o acesso à cultura.

Ao mesmo tempo, a BPE destaca-se pelo carinho e imagem positiva diante da comunidade, sendo uma das instituições mais queridas do Estado.

A instituição recebe diariamente centenas de pessoas que procuram um local para leitura e estudo, agendam visitas-guiadas e pesquisa, procuram uma fonte de lazer ou turismo, ou simplesmente buscam um local seguro e tranquilo no Centro de Porto Alegre.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SÁBADO – 5 DE AGOSTO

10h – Abertura

10h30 – Contação de histórias: “Brincando e textualizando”, com Adriana Scherner (pedagoga e psicopedagoga)

11h às 14h – Lançamento de livros

11h30 às 13h30 – Música: “Saxofone, por que choras?”, com Javi Contrera

14h – Bate- papo “Machado de Assis em Quadrinhos”, com Adan Marini, Frank Tartarus, Wagner Carsten (Tesla Studio), dentro da Biblioteca Pública do Estado

15h – Encerramento

BPE + Cultura – Festa de livros, música, arte e gastronomia

Quando: A partir de 5 de agosto, todo 1º sábado do mês.

Horário: Das 10h às 15h

Onde: Rua Riachuelo, em frente ao prédio da Biblioteca Pública do Estado. Entre a rua João Albuquerque (Largo João Amorim de Albuquerque) e a rua General Câmara.

Atendimento à imprensa

Cláudia Antunes –  51 991919-203 (Whats) / bpe.imprensa@gmail.com