Escrito por:

#Gibiteca | 31/10/2023


Biblioteca Pública do Estado realiza 4ª Feira Gráfica de Quadrinhos

A curadoria é de Guilherme “Smee” Miorando, pesquisador dos quadrinhos e
incentivador da Gibiteca.
Os destaques dessa edição são: homenagem a Sampaulo (criador do personagem Sofrenildo) e à Paula Mastroberti (quadrinista e professora acadêmica).

Além disso, a Gibiteca BPE estará distribuindo gratuitamente para o público, como de costume, uma publicação especial sobre o evento, com tiragem limitada, enquanto durar o estoque.

Toda a programação é gratuita.

Segundo Guilherme Smee, “a Gibizeira é uma feira de quadrinhos e humor gráfico que pretende destacar a produção de HQs do Rio Grande do Sul e que a cada edição cresce a participação do público em geral, que toma conhecimento dessa enorme e diversa produção de economia criativa.”
A Gibizeira conta com o apoio das editoras Brasa, Skript, Tábula e Lote 42.

Sobre a Gibiteca BPE

A Gibiteca BPE foi criada pela Biblioteca Pública do Estado em novembro de 2021 com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos.
O espaço vem crescendo e conquistando espaço na Biblioteca e na preferência dos leitores − com consultas diárias e eventos mensais − envolvendo quadrinistas, editores, desenhistas e profissionais de áreas afins, para discutir assuntos que envolvem a cultura POP e o mercado de trabalho.
Com o crescimento da Gibiteca, foi criada uma mascote para aproximar o público leitor de quadrinhos – que recebeu o nome de Teca – pelas mãos do ilustrador e quadrinista Thiago Krening.
A instituição oferece um acervo de mais de 8 mil itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores, apenas para consulta local, na Gibiteca, primeiro piso da BPE.
O acervo é composto de mangás, quadrinhos de super-heróis — na maioria Marvel e DC Comics, em coleções e números avulsos, e também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros.

Sobre o curador da Feira Gibizeira

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando é gaúcho, de Erechim, formado em Publicidade e Propaganda, e especialista tanto em Imagem Publicitária como em Histórias em Quadrinhos. Escreve roteiros de quadrinhos profissionalmente desde 2013. Entre seus trabalhos publicados e indicados a prêmios estão Fuga, D.I.V.A.S. Brasileiras e Mandinga!. Também indicada a prêmios, sua autobiografia em quadrinhos Só os Inteligentes Podem Ver é resultado do seu mestrado em Memória Social e Bens Culturais. Seu trabalho mais recente é a HQ do super-herói LGBTQIA+ brasileiro Boy Magya Contra o Monstro do Armário. Atualmente é doutorando em Ciências da Comunicação e curador da Gibiteca BPE em Porto Alegre.

Confira a programação da 4ª Feira Gibizeira

PAINEIS
SÁBADO, 04 DE NOVEMBRO

13h30 – “Quadrinhos na escola”, com Christian David e Pedro Leite. Mediação de André Alves.
14h45 – “Da Brasa ao braseiro: autores gaúchos da editora Brasa”, com Fabiane Langona e Pablito Aguiar. Mediação de Lobo.

16h – “Causos do Rio Grande do Sul em quadrinhos”, com Clayton Cardoso. Érico Noronha, Wender Zanon, Douglas Dias e Amanda Machado. Mediação de Jerri Dias.

17h15 – “Quadrinhos com temática boys love”, com Thayse Fortes, Bunda, J. R. Weingartner Jr., Adri A.. Mediação de Victoria Perfeito.
DOMINGO, 05 DE NOVEMBRO

13h30 – “Jornal, reportagem e quadrinhos”, com a equipe do Jornal O Grifo e Augusto Paim. Mediação de Marcelo Costa.

14h45 – “V de Vingança e os reflexos do autoritarismo na sociedade atual”, com João Lucas Gutkoski, Carlos André Moreira. Mediação de Vinicius 2quadrinhos.

16h – “Como lidar com o machismo estrutural fazendo quadrinhos no Rio Grande do Sul?”, com Ana Luiza Koehler, Cris Peter, Samanta Flôor, Bruna Müller e Giordana Dal Castel. Mediação de Paula Mastroberti.

18h – Homenagem a Sampaulo e Paula Mastroberti. Mediação de Vinicius Rodrigues.

OFICINAS
SÁBADO, 04 DE NOVEMBRO

14h – “Oficina de Tirinhas para Iniciantes”, com Márcio Cabreira.
Nesta oficina você vai aprender o básico para pegar aquela ideia bacana e transformar em uma história curta, mas que cativa, diverte e faz pensar. Não é necessário conhecimento prévio ou altas habilidades em desenho, todos são bem-vindos.

Duração: 1h30
Público indicado: infanto-juvenil/livre
Material: lápis, papel, borracha e régua.

17h – Oficina “Criação de personagens”, com João Lucas Gutkoski.
Nesta oficina você poderá dar vida a seus novos amigos através do desenho. O método é bem simples: você sorteia as características de seu personagem com um dado D20 e desenha o resultado. Você pode também escrever a história de suas criações e desenvolver seu próprio universo. Sua imaginação é o limite!

Duração: 1h30
Público indicado: infanto-juvenil/livre
Materiais necessários: lápis, papel, borracha, lápis de cor/canetinha.

DOMINGO, 05 DE NOVEMBRO

14h – “Pensando um quadrinho em alto contraste, da composição à arte-final”, com Luan Zuchi.
Utilizando princípios de composição visual, os participantes da oficina serão orientados a produzir um quadro de história em quadrinhos com seus diversos elementos (desenho, balões, recordatórios, requadro, etc.) a ser finalizado em preto e branco, utilizando nanquim, para gerar uma arte de alto contraste que remeta a artistas como Alex Toth, Mike Mignola e Frank Miller.

Duração: 1h30
Público indicado: livre
Materiais necessários: lápis, papel, borracha
17h – “Luz e sombra”, com Diego Moreira.

Estudo de luz e sombra em estilo realista com lápis graduados. A aula traz conceitos básicos de aplicação de luz e sombra, proporção do rosto humano, como desenhar os olhos, boca e nariz em estilo realista, além de falar sobre materiais e muito mais.

Duração: 1h30
Público indicado: livre
Materiais necessários: folha de desenho A4, lápis 2B e 6B, borracha, esfuminho (opcional).
*As vagas das oficinas serão preenchidas por ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade de lugares. As oficinas são gratuitas.
***

SERVIÇO
O quê: 4ª Feira Gibizeira – Feira gráfica de quadrinhos
Quando: 04 e 05 de novembro (sábado e domingo), das 13h às 19h.
Onde: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro
Histórico de Porto Alegre)
Entrada gratuita

Atendimento à imprensa

Cláudia Antunes – Assessoria de imprensa – whats (51) 991919203
bpe.imprensa@gmail.com

Site: https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors
Instagram: @bpe.rs

Realização
Secretaria de Estado da Cultura
Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul