#Notícias | 03/10/2023

Biblioteca Pública do Estado homenageia Caio Fernando Abreu

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta uma atividade especial para homenagear o escritor Caio Fernando Abreu, que completaria 75 anos no dia 12 de setembro de 2023. Nesta quarta-feira (4), às 17h, o Salão Mourisco da BPE abre as portas para seu tradicional Clube da Leitura, que desta vez irá debater a obra de maior destaque do jornalista e escritor gaúcho, o livro “Morangos Mofados”.

O encontro será precedido de uma leitura encenada da obra, que reúne contos marcados por personagens “sem saída”, por questões existenciais e também pela afirmação da identidade, de “loucuras” não aceitas pela moral convencional.

A encenação ficará a cargo do ator e diretor gaúcho Zé Adão Barbosa. Com 43 anos de carreira em teatros, cinema e televisão, o artista é também responsável pela formação de muitos atores da nova geração através da sua Escola Casa de Teatro.

Caio Fernando Loureiro de Abreu é apontado como um dos expoentes de sua geração, marcada pelo golpe civil-militar de 1964, pela contracultura dos anos 1960, pela resistência ao autoritarismo e à repressão. Sua obra é sublinhada por reflexões sobre o amor, a sexualidade, a solidão e a morte.

A homenagem da Biblioteca Pública do Estado ao escritor busca dar visibilidade à sua história para as novas gerações. Para participar do Clube de Leitura recomenda-se a leitura da obra, a fim de qualificar o debate. Entretanto, a atividade é aberta e a entrada, gratuita. Mais informações e inscrições pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com .

CLUBE DE LEITURA E LEITURA ENCENADA DE CAIO FERNANDO ABREU

Data: 4 de outubro, quarta-feira, às 17h

Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico)

Informações e inscrições: bpe.acervors@gmail.com / (51) 3225-9619 Entrada gratuita