#Gibiteca | 15/03/2023

Bate-papo discute o mercado de trabalho feminino na indústria dos quadrinhos

No dia 17 de março (sexta), às 18h30, a Gibiteca BPE retoma sua programação com o evento “As quadrinistas: do início à consolidação da carreira”, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

A conversa é com as quadrinistas Fabiane Langona (Chiquinha), Camila Raposa e Mireli Oliveira. A mediação é de Iriz Medeiros. Durante o encontro haverá uma exposição projetada com destaques dos trabalhos das participantes.

O evento, com curadoria de Guilherme Smee, faz parte da programação do Mês da Mulher e é destinado a quadrinistas e interessados no universo dos quadrinhos e da cultura pop. O objetivo é promover um debate acerca dos desafios enfrentados pelas mulheres para ocupar espaço em um mercado predominantemente masculino. A entrada é gratuita.

Para Guilherme, apesar dos avanços feitos pelas mulheres em prol da igualdade de gênero, alguns espaços ainda são dominados por uma imensa maioria masculina. “Os quadrinhos são um desses meios. Por isso é importante celebrar as quadrinistas, não por serem mulheres, mas por sua trajetória de insistência e resistência num contexto dominado por produtores e leitores do gênero oposto”, explica.

Sobre a Gibiteca

A Gibiteca foi criada pela Biblioteca Pública do Estado em 5 de novembro de 2021, com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos. Para isso, a instituição oferece um acervo de mais de 8.000 itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores, apenas para consulta local, na Gibiteca, localizada no Salão de Referência da BPE. O acervo é comporto de mangás, quadrinhos de super-heróis — na maioria Marvel e DC Comics, em coleções e números avulsos. E também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros. Desde a sua criação a Gibiteca vem crescendo rapidamente, graças à doação do público. Nesse espaço ocorre, periodicamente, encontros, debates, oficinas feiras e exposições sobre o universo das HQs. Acompanhe a programação no Instagram @bpe.rs.

A Biblioteca Pública do Estado fica na Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 18h, sempre com entrada gratuita.

Sobre as participantes

Camila Raposa é uma profissional multifacetada, formada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Ela é uma ilustradora talentosa, quadrinista, professora e streamer. Com uma vasta experiência, já trabalhou com livros infanto-juvenis, desenvolve estampas para camisetas e produziu diversos zines. Camila também é uma influente personalidade no mundo artístico, sendo Embaixadora da Caderno Inteligente 9 e 10 Ciclo e capa do catálogo da Pentel Brasil 2019-2020 e 2021-2022. Suas obras apresentam temáticas sombrias e fofas e moda japonesa, figurinos de teatro, flores e animes são algumas de suas principais fontes de inspiração. Além disso, Camila participa, frequentemente, de eventos como ilustradora e demonstradora de materiais.

Mireli Oliveira é ilustradora desde 2016, quando começou a estudar aquarela e trabalhar com ilustração. Desde 2017 ministra oficinas de aquarela e desenho em escolas, festivais municipais e espaços culturais. Participou de diversas feiras culturais no RS. Tem produzido ilustrações para livros, peças gráficas e história em quadrinhos.

Fabiane Langona é jornalista e artista visual autodidata. Trabalha como cartunista, ilustradora e autora de quadrinhos. É autora dos livros “Uma patada com carinho” (Troféu HQ Mix Melhor Publicação de Humor Gráfico) e “Algumas mulheres do mundo”, assim como do gibi “A mediocrização dos afetos”. Teve seus trabalhos publicados nos mais diversos jornais e revistas nacionais e internacionais, como a Revista Piauí, a Revista Quatrocincoum, TPM, O Estado de S. Paulo, Courrier Internacional (FRA), Stripburguer (ESL), Mongólia (ESP), entre outros. Atualmente, publica a tira diária “Viver dói”, e a charge semanal “Hora do café”, no jornal Folha de S. Paulo.

Iriz Medeiros é jornalista por formação, fotógrafa por paixão e sócia-idealizadora da galeria hipotética, que em 2022 se transformou em Editora Hipotética. Também presta serviços de texto para editoras como Mythos/Panini e Darkside Books.

O quê: Bate-papo “As quadrinistas: do início à consolidação da carreira”

Participantes: quadrinistas Fabiane Langona (Chiquinha), Camila Raposa e Mireli Oliveira. Mediação de Iriz Medeiros

Quando: 17.03.23, às 18h30

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo 1190, Centro Histórico de Porto Alegre