#Notícias | 06/12/2023

André Luzardo e grupo celebram grandes sucessos da Califórnia da Canção com show na BPE

O repertório é composto de 15 músicas, destacando grandes sucessos que fazem parte das cinco décadas do festival, entre elas: Colorada, Gaudêncio Sete Luas, Desgarrados, Guri, Entardecer, Veterano e Pampa Pietá.

O cantor André Luzardo tem uma ligação especial com o evento: “Percebo o grande valor da Califórnia da Canção Nativa, sendo este festival o precursor de todos os festivais do estado do Rio Grande do Sul. Cada edição, com seus discos, são como páginas de um grande livro… cada disco representa uma página da história da evolução da música Regional do Sul do Brasil. Foi uma honra subir ao palco deste grande festival, quando participei da XVIII Califórnia com a música “Tropas de Maio”, letra de Dilan Camargo e música de Newton Bastos”, completa.

A exposição tem a coparticipação da Assembleia Legislativa do Estado e o apoio da Associação dos Amigos da BPE, do Instituto Estadual de Música, do Arquivo Histórico do RS e do Museu Antropológico do RS.

Sobre a Califórnia da Canção

A Califórnia da Canção Nativa está na 45ª edição e foi criada em 1971. O festival atravessou cinco décadas e criou o Nativismo, reafirmando a identidade do gaúcho e inaugurando uma sofisticada elaboração estética que deu origem a uma série de festivais no sul do país.

Além disso, a mostra, com curadoria de Cláudia Antunes, pretende destacar a ligação entre música e literatura, uma vez que essas duas artes se fundem poeticamente.

Sucesso absoluto nas décadas de 1980 e 1990, a Califórnia lançou canções que alcançaram muito sucesso e projetou grandes nomes da área musical.

Não perca a oportunidade de ouvir mais uma vez as canções que celebram a identidade gaúcha.A entrada é franca.

Oque: Recital com o cantor André Luzardo e grupo – Encerramento da exposição “Califórnia da Canção Nativa: um legado de arte e cultura”

Quando: 9.12.23 (sábado), às 18h

Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS)

Entrada gratuita.