#Notícias | 19/03/2024

Clube de Leitura BPE discute “A hora da Estrela”, de Clarice Lispector

Na próxima quarta (27.03), às 17h, no Salão Mourisco–o Clube de Leitura será muito especial. Para celebrar o mês em que se reflete sobre o protagonismo feminismo, a BPE vai falar sobre a última obra escrita por Clarice Lispector (1920 – 1977): o romance “A Hora da estrela”, publicado em 1977.

A obra de Clarice, atualmente reconhecida como de grande valor estético, apresenta questões que hoje são pautas do empoderamento feminino, como é o caso da protagonista Macabéa, de “A Hora da Estrela”.

Os encontros do Clube de Leitura debatem obras relevantes para a história e a cultura do universo literário. Quem tiver interesse em ler o livro, pode entrar em contato com o Setor de Empréstimo da Biblioteca. Na data do evento, os servidores da BPE irão apresentar a vida e obra de Clarice Lispector, no Salão Mourisco e, na sequência, conduzirão um bate-papo com o público. Não há necessidade de inscrições e a entrada é gratuita.

O Setor de Empréstimo da BPE funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 17h. Para retirar livros é necessário fazer um cadastro e apresentar documento com foto, comprovante de residência e pagar a taxa única de R$ 10,00. Podem ser retirados dois livros por vez, e o período de empréstimo é duas semanas. Idosos podem retirar três obras de uma só vez. São cerca de 20 mil volumes à disposição, de todos os gêneros da literatura.

A Biblioteca Pública do Estado é uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre a autora

Clarice Lispector (1920-1977) nasceu na aldeia de Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Era filha de Pinkouss e Mania Lispector, casal de origem judaica que fugiu de seu país diante da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa. Com 12 anos, Clarice mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no Bairro da Tijuca.

Em 1941, Clarice ingressou na Faculdade Nacional de Direito e empregou-se como redatora da “Agência Nacional”. Depois, passou para o jornal “A Noite”.

Escreveu contos, poesia, romance, literatura infantil e crônicas para jornais. Foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, pelas características inovadoras de seus romances e por sua linguagem altamente poética, que se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais da época.

Clarice Lispector deixou dois filhos e um legado incontestável para a literatura brasileira. “Na próxima encarnação, vou ler meus livros como uma leitura comum e interessada, e não saberei que nessa encarnação fui eu que os escrevi”, disse a autora.

Sobre o livro

O livro “A Hora da Estrela” foi o último romance da autora, publicado em 1977, ano de sua morte. A obra conta a história de Macabéa, uma moça do interior em busca da sobrevivência na cidade grande.

A versão cinematográfica desse romance, dirigida por Suzana Amaral, em 1985, conquistou os maiores prêmios do festival de cinema de Brasília e deu à atriz Marcélia Cartaxo, que fez o papel principal, o troféu Urso de Prata em Berlim em 1986.

Clube de Leitura BPE sobre “ A hora da estrela”

Quando: 27 de março, às 17h

Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre)

* A obra está à disposição no Setor de Empréstimo da BPE e pode ser retirada, mediante cadastro.

Contatos:

Cláudia Antunes – 51 986085429 / bpe.imprensa@gmail.com