#Notícias | 19/02/2024

BPE sedia exposição “A Cultura e suas Peculiaridades”, de Eduardo Carvalho

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta, no dia 27 de fevereiro, a mais recente exposição de Eduardo Carvalho, um dos nomes de destaque das artes plásticas do país. Intitulada “A Cultura e suas Peculiaridades”, a exposição já passou por mais de 10 cidades brasileiras e chega agora a Porto Alegre. O objetivo da mostra é apresentar os povos de matriz africana que tiveram papel fundamental na formação da nação, cultura e resistência no Brasil, proporcionando aos visitantes uma experiência única de expressões culturais.

A exposição, que conta com o apoio da BPE, do governo do Estado do Rio Grande do Sul e o patrocínio das empresas Condor e Cenibra, além do apoio da AG Entretenimento, traz a beleza e a influência da ancestralidade africana. Um dos destaques é a premiada obra “Olhar Africano”, que recebeu o Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021 – O Diálogo entre o Patrimônio Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e o Brasileiro Presente nas Artes Visuais, na Arquitetura e nos Espaços Urbanos. A obra é um desenho hiper-realista que reproduz com perfeição uma fotografia de Leif Steiner, retratando uma mulher africana com um olhar forte que transmite uma mensagem de respeito e liberdade.

Eduardo Carvalho é premiado internacionalmente e seu estilo é considerado parte do hiper-realismo, uma tendência artística que surgiu na Europa na década de 1960. Em sua exposição, ele retrata com precisão e verossimilhança os povos de matriz africana que contribuíram para a formação do Brasil.

De acordo com o artista, as cidades escolhidas para receber a exposição são importantes cenários da resistência dos povos e da cultura de matriz africana no Brasil, incluindo quilombos de referência. A mostra já passou por diversas cidades, como Franca, Belo Horizonte, Antônio Dias, Peçanha, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Na estreia da exposição em Porto Alegre, Eduardo Carvalho irá compartilhar um pouco de sua experiência. Além disso, o artista realizará um workshop de desenho realista, no qual ministrará técnicas de sombreamento com exercícios práticos para 40 participantes de escolas públicas. Os participantes receberão certificados de participação e material didático.

Sobre o artista:

Eduardo Carvalho nasceu em 28 de fevereiro de 1992, no interior de Minas Gerais. Quando ainda era jovem, ele se mudou para Franca, no interior de São Paulo, com o objetivo de construir uma carreira na cidade. Aos 11 anos, ele teve que interromper seus estudos para ajudar o pai no trabalho rural e apoiar a família. No entanto, em Franca, ele viu uma oportunidade de sustento na área de panificação, onde trabalhou por um longo período.

Desde criança, Eduardo tinha um gosto pelo desenho e impressionava a escola com suas ilustrações. No entanto, com suas responsabilidades, ele não encontrava mais tempo para se dedicar à sua paixão e teve que dividir seu dia com outras tarefas. Em 2012, quando se mudou para Franca, ele decidiu retomar sua prática de desenho. Eduardo concluiu seus estudos em Franca por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e essa foi a primeira oportunidade de ter seu trabalho divulgado. Um de seus desenhos foi escolhido para ser capa do livro de poesia da turma, o que o levou a sua primeira exposição no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”.

Em 2019, ele desenvolveu seu próprio curso de desenho realista. Nesse mesmo ano, ele recebeu um prêmio da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Atualmente, ele está cursando Artes Visuais na Universidade Leonardo da Vinci pela Uniasselvi.

Exposição “A Cultura e suas Peculiaridades”, de Eduardo Carvalho

Data: 27/02 até 27/03