#Notícias | 10/04/2024

BPE desenvolve atividades para refletir sobre o 19 de abril

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) vai realizar duas ações especiais no mês de abril, relacionadas à reflexão sobre os direitos e a história dos indígenas do nosso país.

Os eventos integram a programação da quarta edição do “Repensando 19 de Abril”, iniciativa da Sedac que busca combater preconceitos e celebrar a cultura dos povos originários.

A partir do tema “Reflexão sobre o passado e compromisso com o futuro”, a BPE convidou os membros dos Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o cacique guarani VheráPoty para integrarem, no dia 19 de abril, às 17h, uma mesa de debates sobre a situação dos indígenas do Rio Grande do Sul e pensar quais as formas de apoio que podem ser organizadas pelas entidades civis, públicas e privadas para garantir políticas públicas capazes de fomentar a preservação e o desenvolvimento da cultura desses povos.

O tema geral do encontro é “Resistência indígena: práticas de apoio” e a entrada é gratuita. Os convidados são Edison Hüttner (Coord. do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/PUCRS eteólogo), Carlos Alberto Xavier Garcia (professor e historiador, NEABI São Gabriel), Rafael Burd (professor e historiador), Vherá Poty (Cacique Guarani) e Matheus Jobim (Núcleo de NEABI/ Unipampa), que será o mediador do evento.

Já no dia 24 de abril, às 17h, o Clube de Leitura BPE vai apresentar a obra “A terra dos mil povos”, de autoria de KakáWeráJecupé (indígena de origem tapuia). Neste livro, ele conta o que lhe foi passado por seus parentes – ancestrais de sua tribo, por meio da oralidade. “É preciso remodelar a visão que temos do povo brasileiro, agregando a ela a noção de que também nós somos uma etnia milenar. Umas das mais nobres e eficientes formas de conseguir isso é reintegrar ao universo da educação a perspectiva de valores universais contida na tradição indígena”, diz o autor.

O Clube de Leitura BPE acontece uma vez ao mês na Biblioteca Pública do Estado, conduzido pelos servidores da Biblioteca. As obras abordadas podem ser retiradas pelo público no setor de empéstimo da BPE. Não é necessária a inscrição prévia para a atividade e a entrada é gratuita. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10 às 17h. Para retirar os livros é necessário se cadastrar no Setor de Empréstimo, com documento com foto, comprovante de residência e pagar uma taxa única de R$10,00. Maiores informações sobre o Clube de Leitura pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

19 de abril (sexta), às 17h – Encontro Resistência indígena e práticas de apoio – Mediação de Matheus Jobim.

“Arte-Cultura e qualidade de vida indígena: novos horizontes”, por Edison Hüttner.

“Documento de tradicionalidade”, por Carlos Alberto Xavier Garcia.

“A retomada histórica de São Gabriel”, por VheráPoty.

24 de Abril (quarta), às 17h – Clube de Leitura BPE

Discussão sobre o livro “A terra dos mil povos: História indígena do Brasil contada por um índio”, de Kaká WeráJecupé (autor) eTaísa Borges (Ilustradora).Editora Fundação Peirópolis.

Obra disponível no Setor de Empréstimo da BPE. Telefone: 51 3221-7245.

Não é necessário se inscrever. Entrada gratuita.

SERVIÇO 1

Encontro “Resistência indígena: práticas de apoio”.

Participação de Edison Hüttner (Coord. do NEABI/PUCRS e teólogo), Carlos Alberto Xavier Garcia (professor e historiador, NEABI São Gabriel), Rafael Burd, professor e historiador, Vherá Poty (Cacique Guarani) e Matheus Jobim (Núcleo de NEABI/ Unipampa), mediador do evento.

Quando: 19 de abril, às 17h

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, em Porto Alegre/RS)

SERVIÇO 2

Clube de Leitura BPE – Repensando o 19 de Abril