Escrito por:

#Notícias | 07/03/2025


ÁGUAS PARA A VIDA: MULHERES ATINGIDAS BORDANDO A LUTA

✨ A abertura será dia 14 de março, às 17h, no saguão do segundo piso da BPE, com curadoria do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

A mostra integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

De março a maio, serão apresentados bordados, conhecidos como arpilleras, costurados por mulheres gaúchas de comunidades que foram atingidas pelas enchentes e pelo rompimento de barragens no Rio Grande do Sul. 🌊

🧵 As arpilleras são um tipo de bordado feito em juta – material rústico também chamado de estopa – e com retalhos coloridos de tecidos. A técnica não requer conhecimentos prévios de costura e ajuda as mulheres a se reunirem em grupos e se fortalecerem.

Esses trabalhos tornaram-se famosos como instrumento de denúncia e resistência durante a Ditadura Militar Chilena (1973–1990), e ainda hoje inspiram diversos movimentos pelo mundo.

📍 O objetivo da mostra é, a partir dos bordados, relatar e dar visibilidade às violações a que são submetidas as comunidades, durante o processo de implantação e construção de barragens em seus territórios, por ocasião dos rompimentos de barragens, e agora também após as grandes enchentes.

Sobre o MAB

O MAB é um movimento social de caráter nacional, surgido na década de 1990, que atua com o Coletivo de Mulheres, por meio da técnica das arpilleras, por meio de oficinas auto-organizadas, desde 2013, em todo o país.

Em solidariedade às comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o MAB esteve presente em diversas regiões do Estado, participando com cozinhas solidárias e auxiliando as comunidades. O processo de organização popular também contou com oficinas de arpilleras, costurando testemunhos têxteis de memória e resistência.

Essa resistência se transforma em luta quando, através do bordado, elas vêm para a sociedade afirmar: Águas para a vida, não para a morte! 🚰

A mostra ficará em cartaz na BPE até maio, quando fará um ano das enchentes que assolaram o território gaúcho.

❤️ Aos sábados haverá oficinas de bordados para quem quiser participar.

A entrada é gratuita.

A BPE é uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura.