Escrito por:

#Gibiteca | 23/09/2022


2ª Feira Gibizeira acontece neste final de semana na BPE

Neste final de semana (24 e 25.09), das 13h às 19h, vai acontecer a 2 ª Feira Gibizeira, na Gibiteca da Biblioteca Pública do Estado, um espaço novo dedicado aos quadrinhos em Porto Alegre! 

Serão dois dias intensos com oficinas, painéis, bate-papos, exposições e feiras.

A entrada é gratuita.

 

Onde vai ser?
Na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Quando?
Nesse fim de semana: 24 e 25 de setembro

A programação completa você confere abaixo!

 

Destaques da programação:

A segunda edição da Gibizeira contará com um painel mais extenso que versará sobre crítica e quadrinhos, contando com a presença de Érico Assis, que escreve para o Omelete e para o Blog da Companhia das Letras, dos acadêmicos Maria Clara Carneiro e Lielson Zeni, do site Balbúrdia, do youtuber Alexandre Linck, do canal Quadrinhos na Sarjeta e do jornalista especializado em quadrinhos do Gaúcha/ZH, Ticiano Osório. A mediação do painel será feita pelo doutor em Comunicação, Augusto Paim. O convidado especial do evento é o quadrinista Gustavo Borges.

 

ACOMPANHE NOSSA PROGRAMAÇÃO

 

SÁBADO, 24 DE SETEMBRO

PAINÉIS

13h30 – Cultura de Fãs: dos quadrinhos para além dos quadrinhos, com Adriana Amaral, Larissa Becko, Annie Ruaro. Mediação de Claiton Silva.

14h45 – Quadrinhos e Literatura são a mesma coisa?, com Maria Clara Carneiro, Lielson Zeni e Carlos Ferreira. Mediação de Vinicius Rodrigues.

16h – Quadrinhos e Críticos: como resenhar, como debater, como criticar, com Érico Assis, Alexandre Linck, Maria Clara Carneiro e Ticiano Osório. Mediação de Augusto Paim. 

 

DOMINGO, 25 DE SETEMBRO

PAINÉIS

13h30 – Fanzines e Formação do Leitor de Quadrinhos, com Paula Mastroberti, Denilson Reis e Paulo Kobielski. Mediação de Priscila Moreira.

14h45 – Quadrinhos de quem não é gaúcho, com Aline Daka, Laura Mazzo, Katsuya Harada, Gustavo Nascimento e Saraiva. Mediação de Fabiano Denardin.

16h – Conhecendo a coleção Graphic MSP, com Gustavo Borges. Mediação de Guilherme Smee.

17h15 – Sandman e Neil Gaiman: das HQs para a TV, com Fabiano Denardin, Iriz Medeiros e Annie Ruaro. Mediação de Christian Farias.

 

SÁBADO, 24 DE SETEMBRO

OFICINAS

13h30 Oficina de Criação de Personagens

 Resumo: Nesta oficina de criação de personagens nós desenvolveremos as noções básicas do desenho de figura humana, além de trabalhar a singularidade dos personagens, através da criação de figurinos e diferentes tipos de expressões físicas e faciais. A oficina terá foco na criação de personagens carismáticos e marcantes, para criação de histórias em quadrinhos e livros ilustrados. 

Ministrantes:  Leandro Cholant e Gior Castel

Duração da oficina: 3 horas 

 Leandro Cholant é natural de de Porto Alegre – RS, é graduado em licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS e já participou de diversas exposições e publicações independentes. Atua como pintor, quadrinista, ilustrador e professor de artes. 

Gior Castel é natural de de Porto Alegre – RS, é graduada em licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS, atuando como artista, ilustradora e professora de artes no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. 

 

16h30 Oficina de Hachuras e Aquarela

 Ministrante: Mireli Oliveira

Resumo: Vamos aprender a unir as duas técnicas, criando texturas com linhas, aquarela e nanquim. Ideal para quem já fez aquarela básica, para quem tem curiosidade em conhecer as técnicas e para quem quer fazer quadrinhos/ilustração com hachura e aquarela.

Faixa etária: todas as idades

Materiais necessários: caneta nanquim, à prova d’água, números 1.0 e 5.0

Tinta aquarela, papel para aquarela e pincéis

 

DOMINGO, 24 DE SETEMBRO

OFICINAS

13h30 Criação de Personagens Animais

 Ministrante: João Gutkowski  

Duração: 1h

Resumo: Aprenda a criar personagens a partir da mistura entre anatomia humana e animal.

Público-alvo: infantojuvenil (7 a 14 anos)

 

17h30  Oficina de Histórias de Terror

ministrante: Gabriel Kolbe

Resumo: O curso é voltado para quem tem interesse na criação de histórias de terror em qualquer mídia.

 Faixa etária: a partir de 12 anos

Duração: 2h

Materiais necessários: material de escrita, lápis, caneta, borracha, papel

 

* Inscrições gratuitas para as oficinas através do e-mail agendamento.bpe@gmail.com

EXPOSIÇÕES (Sábado e domingo)

“Mulheres Caídas”, por Aline Daka

“Mulheres Caídas” é um manifesto noturno e anárquico sobre as mulheres rebeldes na arte. No formato de uma HQ experimental não linear, a publicação dá visibilidade ao tema da ruptura, da desobediência e da liberação feminina, fazendo das ondas do feminismo um vórtice oceânico como propulsão criadora. A obra pretende ser um dispositivo visual de pensamento a nos provocar as sensações de desvio através da figura poética da mulher. Criada pela artista gráfica Aline Daka, a poética experimental em quadrinhos “Mulheres Caídas” traz questões urgentes da mulher em perspectivas transversais na arte, na literatura e na filosofia, abordando temas como violência, identidade, memória, “artes menores” e visibilidade feminina na história da arte. Referências da contracultura e do pop aparecem nos desenhos, que abrangem desde o romance gótico até o movimento punk. A obra é toda desenhada de modo fragmentário como uma bricolagem autoral e apresenta colagens citacionais de artistas e escritoras góticas, beatniks, surrealistas e dadaístas. Mostra também o encontro de personagens como Hilda Hilst, Sylvia Plath, Ana Cristina Cesar, Forough Farrokhzad, entre outras figuras marginais ou anônimas, como as “meninas cuspideiras”. A HQ foi concebida originalmente como uma dissertação de mestrado em Educação, desafiando as convenções da área com a má-educação das mulheres.

 

Aline Daka é uma artista que se dedica ao desenho, à ilustração, à produção de livros e à escrita. É Formada em Artes Visuais pela UFRGS, também estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.  Atualmente ilustra a (n.t.) Revista Literária em Tradução e curadora de seu Suplemento de Arte, e também trabalha em parceria com a Editora Nephelibata e prepara projetos nas linguagens do desenho, do livro-de-artista e dos quadrinhos.

 

Exposição Projetada: 50 Anos de Pioneirismo nos Quadrinhos: Profa. Dra. Sonia Bibe-Luyten

Sônia Maria Bibe Luyten é uma pesquisadora brasileira, especialista em histórias em quadrinhos e na cultura pop do Japão. Tem 50 anos de profissão ligado às histórias em quadrinhos. Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou como tradutora de tiras no Jornal da Tarde, através da Associated Press. É Mestre e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em Ciências da Comunicação. É uma pioneira no estudo de histórias em quadrinhos no Brasil, tendo começado a se dedicar ao tema ainda nos anos 70. Doutora em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, ela lecionou na própria USP e em outras instituições. Foi professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio (1984-1990), professora da Universidade Real de Utrecht (1993-1996) e professora convidada da Universidade de Poitiers (1998-1999). Em 2009 foi professora titular da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), de Juiz de Fora. Na década de 70, fundou na USP o primeiro núcleo de estudos de mangá (quadrinho japonês) que se tornou o embrião da Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações (Abrademi), nessa época, fundou a revista Quadreca,[6] cuja quarta edição foi dedicada aos mangás.[7] O artigo da Quadreca foi o primeiro do Brasil sobre mangá.Dirigiu dos anos 1970 a 1980 Troféu HQMix, a Gibiteca do Museu de Imprensa Júlio de Mesquita Filho, também na USP. Entre os anos de 2000 e 2004, colaborou com o site Universo HQ, escrevendo as colunas Quadrinhos pelo Mundo e Banca de Teses. Vencedora de dois troféus HQ Mix por sua produção teórica, desde 2009 é integrante do comitê organizador do prêmio. A autora escreveu prefácios nas seguintes obras: no Mangá Tropical (2003 -Via Lettera), Uma Biografia Mangá: Osamu Tezuka de Toshio Ban (2003, Conrad Editora) e Mulheres de Yoshiriro Tatsumi (2007 – Zarabatana Books). Em 2009, ao lado de Maurício Pestana da revista Raça Brasil, fez a curadoria da exposição PICHA, dedicada às histórias em quadrinhos africanas.[11] no Museu Afro-Brasileiro de São Paulo. Sonia foi casada com Joseph Luyten (1941-2006), um renomado professor e pesquisador holandês, dedicado aos estudos da literatura de cordel. Atualmente é presidente da Comissão de Teses do Troféu HQ Mix e membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS).

 

***

 

SERVIÇO

O quê: 2ª Feira Gibizeira – Feira gráfica de quadrinhos

Quando: 24 e 25 de setembro, das 13h às 19h

Onde: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)

Entrada gratuita

Inscrições para as oficinas através do e-mail agendamento.bpe@gmail.com 

Vagas limitadas

 

Atendimento à imprensa

Cláudia Antunes – Assessoria de imprensa – whats (51) 991919203 bpe.imprensa@gmail.com

Morgana Marcon – Direção – Tel. (51) 99987 8299

 

Site: https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors

Instagram: @bpe.rs

 

Realização

Secretaria de Estado da Cultura

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul