#Notícias | 19/06/2023

Quem foi Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira

São Luís, 11 de agosto de 1860. Logo nas primeiras páginas do jornal A Moderação, anunciava-se o lançamento do romance Úrsula, “original brasileiro”. O anúncio poderia passar despercebido, mas algo chamava atenção em suas últimas linhas: a autoria feminina da “exma. Sra. D. Maria Firmina dos Reis, professora pública em Guimarães”. Foi assim, por meio de uma simples nota, que a cidade de São Luís conheceu Maria Firmina dos Reis – considerada a primeira escritora brasileira, pioneira na crítica antiescravista da nossa literatura.

Negra, filha de mãe branca e pai negro, registrada sob o nome de um pai ilegítimo e nascida na Ilha de São Luís, no Maranhão, Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917) fez de seu primeiro romance, Úrsula (1859), algo até então impensável: um instrumento de crítica à escravidão por meio da humanização de personagens escravizados.

“Em sua literatura, os escravos são nobres e generosos. Estão em pé de igualdade com os brancos e, quando a autora dá voz a eles, deixa que eles mesmos contem suas tragédias. O que já é um salto imenso em relação a outros textos abolicionistas”, conta a professora Régia Agostinho da Silva, professora da Universidade Federal do Maranhão e autora do artigo “A mente, essa ninguém pode escravizar: Maria Firmina dos Reis e a escrita feita por mulheres no Maranhão”.

Pouco se sabe sobre outros possíveis textos de Firmina, sobre os detalhes de sua vida ou sobre como uma mulher negra de origem pobre alcançou tanto sucesso em pleno regime escravocrata. A própria biografia de Firmina, escrita por José Nascimento Morais Filho em 1975, tem como título Maria Firmina: fragmentos de uma vida.

“Autores como Lima Barreto e Machado de Assis (hoje reconhecidos como negros), já têm uma fortuna crítica consolidada, e por isso sabemos muito mais sobre eles”, Segundo  a professora, “a biografia de Maria Firmina dos Reis ainda está sendo construída. E acho que, em algum tempo, saberemos bem mais sobre a autora.”

Esse é o tema de fundo do encontro do Clube de Leitura BPE, que acontece no dia 21 de junho, às 17h, na Biblioteca Pública do Estado.

O evento vai reunir a educadora e pesquisadora Ana dos Santos para debater a obra de Maria Firmina dos Reis, ao lado da equipe da BPE.

Para participar do encontro, é recomendada a leitura da obra, que está disponível no setor de empréstimo da BPE e também online no endereço: https://cadernosdomundointeiro.com.br/pdf/Ursula-2a-edicao-Cadernos-do-Mundo-Inteiro.pdf

Informações e inscrições pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.

A entrada é gratuita.

Imagem: Arte Revista Cult
Fonte: Revista Cult

#ofuturonosune #secretariadacultura #MaisCultura #cultura #BPE #clubedeleiturabpe