Escrito por:

#Notícias | 01/12/2023


Prepare-se para mais uma festa literária BPE + CULTURA!

Nesta edição teremosteatroinfantil, jogo de História, capoeira, samba e maculelê e recitalde poesia e música.Tudo gratuito e feito com muito carinho!

Venha e traga a família e os amigos para se divertir, consumir literatura e já aproveitar para almoçar por aqui ou fazer um lanchinho pertinho dos livros e de seus autores!

 

Breve histórico

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) lançou no dia 5 de agosto um novo projeto que agitou o Centro Histórico de Porto Alegre: o BPE + Cultura.

O evento atraiu a atenção da comunidade porto-alegrense que passava pelo Centro Histórico e percebeu a movimentação com a presença de 17 expositores, reunindo literatura, quadrinhos, objetos ligados aos livros e à cultura pop, vinis, ao lado de food-trucks e de artistas e contadores de histórias, que integraram a programação da festa literária.

A ideia de levar a Biblioteca para rua no primeiro sábado de cada mês, em frente ao prédio centenário (Rua Riachuelo, 1190) superou as expectativas. Passaram pelo localprofissionais da imprensa, escritores e visitantes ilustres, além de representantes do setor cultural do estado e do município.

O projeto acontece no primeiro final de semana de cada mês, entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, mantendo o acesso liberado aos moradores, das 12h às 18h. Em caso de chuva, os expositores irão montar as bancas dentro da Biblioteca Pública do Estado.

Para quem tem alguma dúvida sobre a importância de um evento de literatura na rua, Ana Maria de Souza, diretora da BPE, explica que o objetivo principal é ampliar o acesso ao livro e à leitura. “Com a participação dos livreiros do Centro Histórico, nas imediações da Biblioteca, pretendemos contribuir com a revitalização do Centro Histórico e oferecer mais um espaço de lazer, de educação e de entretenimento na capital. Ao mesmo tempo, por estarmos cercados de uma vizinhança rica em referências ligadas à cultura e aos livros, a BPE quer promover o fortalecimento do comércio local e os vínculos com a comunidade”, conclui.

Nesta edição teremos a parceria da EPTC, com atividades da Escola de Educação para Mobilidade no Trânsito.

Esperamos você!

DESTAQUES DESSA EDIÇÃO:

 

Recital de Poesia e Contrabaixo“Teu Silêncio – 16h, no Salão Mourisco da BPE.

A escritora Andrea Barrios e o músico Alexandre Ritter apresentam um repertório de poemas de autoria de Andrea Barrios e obras de Johann Sebastian Bach, Henry Eccles, Marin Marais, Henry Purcell e Antonio Vivaldi, executadas por Alexandre Ritter ao contrabaixo. O recital é um convite à celebração da arte e do encontro de suas diferentes expressões.  Este raro encontro entre música barroca e poesia contemporânea prestigia o patrimônio histórico, artístico e cultural da Biblioteca Pública do Estado.

 

Andrea Barrios é professora de francês e espanhol, e tradutora. É mestre em Aquisição da Linguagem (UFRGS). É membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-RS), da qual foi vice-presidente na gestão 2020-2022. Ocupa a cadeira de n° 5 da Academia Literária Feminina RS. Desde 2017 participa de diversas coletâneas de conto e poesia, é coautora da “Antología Poética LatinoamericanaVocesenVuelo” (Colômbia/México, 2021) e coautora de “Sete mulheres minicontam” (Brasil, 2022). É autora do livro de contos bilíngue “Ao menos um descanso/Al menos un descanso” (AGE, 2018) e do romance “Albertina Belmonte” (Húmus Portugal – BesouroBox Brasil, 2022), participa de coletâneas no Brasil, Portugal, México e Colômbia.

Alexandre Ritteré contrabaixista, professor e pesquisador na UFRGS (Porto Alegre). É membro fundador da Bach Society Brasil e contrabaixista na Bach Brasil Ensemble. É Doutor e Bacharel em Performance pela The UniversityofGeorgia (Estados Unidos) e Mestre em Performance na Universityof British Columbia (Canadá). Também estudou na Itália, na Academia MusicaleChiggiana. Já tocou em orquestras na América do Norte e do Sul e Europa, e seus concertos, masterclasses e palestras o levaram a países como, Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica, França, Holanda, Itália e Estados Unidos. No Brasil, tocou com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSINPA), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra UNISINOS.

Divulgação: Lúcia Gai – (51) 98118.3529 – contato.luciagai@gmail.com

O Teatro de Caixa – 14h

O espetáculo O Teatro de Caixa é resultado de uma pesquisa de cinco anos, realizada pelo ator e cenógrafo Rudinei Morales e dirigido pela diretora e atriz Liane Venturella. O objeto de pesquisa é oToyTheatre, variante do Teatro de Figuras, difundida na Europa a partir do século XVIII. Tratavam-se de livros e catálogos que eram vendidos com ilustrações de teatros e personagens, acompanhados de textos clássicos e deveriam ser recortados e montados em casa, por toda família.

Rudiney explica que “o espetáculo está direcionado ao entretenimento agregador, um verdadeiro brinquedo para toda família, uma maneira surpreendente de rever um grande clássico.”

Para transpor a antiga linguagem à cena atual foi necessário desenvolver uma estrutura cênica que pudesse reproduzir o que antigamente o ToyTheatre exigia: uma pequena réplica de teatro, uma história e as figuras dos personagens. A inovação encontrou na técnica de Escultura Autômata, a solução para a reinvenção. A técnica consiste na aplicação de mecanismos que adicionam movimento a determinadas partes de uma escultura. O resultado é o que dá nome ao espetáculo: O Teatro de Caixa, uma caixa com um pequeno teatro dentro. Os personagens e os cenários são encobertos por pequenas coxias e através de mecanismos são acionados manualmente. Totalmente desmontável essa caixa contem princípios que lembram uma antiga máquina, ou aindaum velho brinquedo.

A reunião destas técnicas ao Teatro Lambe-Lambe e, consequentemente, ao Teatro de Rua trouxe ineditismo ao projeto.

“O Teatro de Caixa é uma mini epopeia, repleta de segredos e mistérios”, destaca a diretora Liane Venturella.

Classificação Livre

Direção e Figurino: Liane Venturella

Textos e Atuação: Rudinei Morales

Trilha Sonora Original: Álvaro RosaCosta

Fotografias desta pasta: Fábio Zambom, Kiran Federico León , Gabriela Argenta, Rafael Pires, Rodrigo Shalako, Odair Fonseca, Ricardo Ferreira, Abraão Correa

Ilustrações e Cenografia:Rudinei Morales

Dubladores: Heinz Limaverde, MiriãPossani e Rafael Rossa

Orientação Coreográfica: Ana Medeiros

Jogo “Quem Deu as Cartas na História”, de autoria de Silvio Romero – 16h

O projeto “Cartas na História” surgiu em 2016 com a intenção de tornar o aprendizado da história mais atrativo. Aproveitando a dimensão lúdica, recreativa e socializante dos jogos, lançamos nossa coleção que hoje é composta por jogos de cartas tipo “super-trunfo”,  jogo de tabuleiro e jogos de memória.

O objetivo do projeto é estabelecer uma maior disposição dos estudantes no aprendizado de história através de jogos que podem ser utilizados dentro e fora de sala de aula. Ao proporcionar aos professores materiais de qualidade e embasamento acadêmico, com custo acessível, o projeto Cartas na História busca se converter em ferramenta do aprendizado e da formação da cidadania.

No dia do evento o público poderá jogar e adquirir os jogos , com informações e demonstrações do seu criador.

Silvio Romero Martins Machado é Doutor em História, natural de Porto Alegre, atuando na carreira acadêmica e docente. Estudou na UFRGS (Adm) e na PUCRS(História). Atuou em diferentes empresas e instituições de ensino superior. Professor de administração, relações internacionais e de história, desde 2016 dedica-se ao desenvolvimento de jogos educativos para o ensino de história. Participa de coletivos autorais na cidade de Porto Alegre através dos quais expõe e comercializa seus jogos. Ao longo da sua carreira já publicou três livros sobre temas brasileiros vinculados à história do Brasil.

* * *

Confira a programação completado BPE + CULTURA*

* Em caso de chuva, o evento acontece dentro da BPE.

**A cada mês a programação muda, mas o carinho não!

 

Sábado, 2 de dezembro

12h – Abertura – Exposição de Arte Vestível, da artista JeannineArtWear, inspirada no prédio da Biblioteca Pública do Estado, no hall de entrada da BPE.

13h – Roda de Capoeira, Maculelê e Samba, com Mestre Didi.

14h – Programação infantil “Teatro de Caixa”. Direção de Liane Venturella e atuação de Rudinei Morales.

15h – Contação de histórias e sessão de autógrafos do livro “Baby Milo”, de Ana Stela Goldbeck, daEditora Libretos.

16h – Demonstração do Jogo “Quem Deu as Cartas na História”, de autoria de Silvio Romero.

16h – Programa da EPTC de Educação para mobilidade no trânsito.

17h – Recital de Poesia e Contrabaixo – “Teu Silêncio”, com Andrea Barrios e Alexandre Ritter, no Salão Mourisco.

17h – Sessão de autógrafos de “Entrevero literário – Contos, poemas e outras cositas más”, de Nandi Barrios, editora Rígel.

18h – Encerramento

SERVIÇO

BPE + Cultura – Festa de livros, música, arte e gastronomia

Quando: 2 de dezembro

Horário: Das 12h às 18h

Onde: Rua Riachuelo, em frente ao prédio da Biblioteca Pública do Estado. Entre a rua João Albuquerque (Largo João Amorim de Albuquerque) e a rua General Câmara.

Entrada gratuita

* Em caso de chuva, o evento acontece dentro da BPE.

**A cada mês a programação muda, mas o carinho não!

 

Atendimento à imprensa

Cláudia Antunes –  51 991919-203 (Whats) / bpe.imprensa@gmail.com

Site: https://www.bibliotecapublica.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors

Instagram: @bpe.rs

 

APOIO

EPTC – Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

REALIZAÇÂO

Secretaria de Estado da Cultura

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado