#Notícias | 02/03/2023

Tradução: Mário Quintana e em Busca do Tempo Perdido com Alexandre Veiga

Em busca do Tempo Perdido é a célebre obra de Marcel Proust e entrou no Brasil no início dos anos 50, graças ao trabalho do poeta Mário Quintana através da Editora Globo. Quintana se dedicou aos primeiros quatro volumes, enquanto que os últimos três foram feitos por Mário de Andrade, Carlos Drummond e Lúcia Miguel Pereira. Ainda que hoje tenhamos outras traduções presentes nas livrarias, é o poeta gaúcho que está sentado no meio da exposição Caminhos de Proust, convidando-nos a pensar também: o que é o processo de tradução? Como ele é feito? E como, especificamente, Quintana o fazia?

Para conversar sobre isso, te convidamos para a ação educativa “Tradução: Mário Quintana e em Busca do Tempo Perdido”. Nela, iremos investigar um pouco sobre tradução, através de uma oficina, seguido de uma conversa com o Alexandre Veiga, responsável pelo núcleo de memória da Casa de Cultura Mário Quintana.
A atividade é gratuita e contam com inscrições via preenchimento de formulário e no local.
Data: 03 de março, às 16h 📌
Local: Salão Mourisco, Biblioteca Pública do RS.
Inscrições: gratuitas, via preenchimento do formulário abaixo e no local.
A exposição conta com financiamento do Pró-cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio de Gerdau (@Gerdau), Unimed (@unimedfederacao_rs ) através do seu Instituto Unimed (@institutounimed.rs ) e Cavaletti (@cavalettisa). O projeto tem a realização da Sempre Viva.