Escrito por:

#Gibiteca | 12/11/2021


Oficina de Quadrinhos Coletivos

No próximo sábado (13.11), das 15h às 18h, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, convida o público para participar da Oficina de Quadrinhos Coletivos. O evento, ministrado pelo artista visual Carlos Jenisch, é destinado ao público a partir dos 13 anos. 

A oficina vai trabalhar noções básicas de composição, teoria da cor, narrativa e ritmo. Carlos Jenisch explica que “a ideia é produzir quadrinhos de modo coletivo, mesclando diferentes técnicas pictóricas —pintura, desenho e colagens — na construção das páginas, experimentando materiais e criando a partir dessas experimentações”.

A oficina terá duração de 3h e apresenta 10 vagas disponíveis, ao custo de 10 reais por pessoa, com material incluído. Os interessados devem se inscrever, por e-mail, no endereço bpe-rs@sedac.rs.gov.br.

A iniciativa integra a programação da Gibiteca BPE, inaugurada dia 5 de novembro desse ano. A Gibiteca foi criada para atender o público em geral, interessado no universo de HQs. 

Para atender os leitores, foi organizado um espaço no setor de Referência da Biblioteca, com cerca de 2.000 títulos, para consulta local. A maioria desses materiais é das editoras Marvel e DC Comics, de super-heróis, em coleções e números avulsos. E também séries mensais, especiais, graphic novels, mangás e materiais em capa dura, nacionais e estrangeiros.

A Biblioteca está aberta de segunda a sexta e, a partir de 16 de novembro, irá estender seu horário de funcionamento: das 10h às 19h. 

 

Sobre o ministrante

Carlos Jenisch (Porto Alegre, 1988) estudou Artes Visuais- licenciatura pelo Instituto de Artes da Ufrgs, com seu trabalho de conclusão abordando o tema quadrinhos na sala de aula. 

Ministra desde 2016 o curso “Laboratório de Quadrinhos”, que já percorreu os principais espaços culturais de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mário Quintana, o Atelier Livre Xico Stockinger, o Centro Cultural Érico Veríssimo e o Margs. 

Seus principais trabalhos são: Baú das Mágoas (2019);  Delírio Coletivo na Terra do Fogo (2021), e as antologias Segunda-Feira Eu Paro e Quadrinhos Que Podem Desgraçar Sua Vida (Ou Não)- ambas indicadas ao 31º Troféu HQMIX. 

Redes sociais: https://www.facebook.com/carlosjenisch.art/ 

https://instagram.com/carlosjenisch

garatujas.minestore.com.br

 

SERVIÇO

 

O quê: Oficina de Quadrinhos Coletivos

Quando: Sábado, 13.11.21, das 15h às 18h

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico de Porto Alegre)

Ministrante: Carlos Jenisch

Investimento: R$ 10,00 (com material incluso)

Vagas: 10 pessoas (com distanciamento controlado e demais medidas padrão de saúde)

Inscrições: bpe-rs@sedac.rs.gov.br

 

CONTATOS

Cláudia Antunes (Assessoria de Imprensa da BPE) – 51991919203 / bpe.imprensa@gmail.com

Morgana Marcon (Diretora da BPE) – 999878299 / bpe.direcao@gmail.com