Escrito por:

#Notícias | 24/11/2021


Livro do escritor Alcy Cheuiche será entregue ao Sistema Estadual de Bibliotecas do RS

Solenidade ocorrerá nesta quarta-feira, às 16:30, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado

 Nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, às 16h30, será realizada uma solenidade de entrega do livro UMA VELA ACESA DESCENDO A CORRENTEZA – Contos do Extremo Sul (Editora do Pampa, 116 páginas), do escritor Alcy Cheuiche ao Sistema Estadual de Bibliotecas no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo,1190 – Porto Alegre/RS). A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul é uma das instituições pertencentes à Secretaria de Estado da Cultura.

O ato, aberto ao público, contará com a presença do autor, da Secretária de Estado da Cultura Beatriz Araújo, da Diretora da BPE Morgana Marcon e do produtor cultural Ignácio Lemos. Na ocasião acontecerá a doação de 1.000 exemplares do livro ao SEB/RS, seguida de um momento cultural com leitura de passagens da obra.

A edição do livro tem patrocínio da FIDA Calcário, por meio do financiamento Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização do projeto é da 1ª Casa Produções.

Cheuiche comenta a importância desta ação de democratização do acesso à cultura. “No ano em que nós estamos comemorando 150 anos da nossa Biblioteca Pública, eu me sinto extremamente feliz que este livro de contos – todos muito gaúchos – seja entregue para compor o acervo por meio de uma doação cultural. Vamos ter um momento especial na própria Biblioteca. E desejamos que este exemplo seja seguido por outras iniciativas.”

A prosa de Alcy Cheuiche, permeada de lirismo telúrico, resgate ético do passado, cosmopolitismo e valor humanista, todos conhecem. Hoje, ela já faz parte do patrimônio cultural do Brasil, reconhecida tanto pela crítica quanto pelo público.

Nesta obra, parte dos contos, como o título de certo modo sugere, mergulha fundo nos aspectos mais reentrantes da vida no sul, descortinando um fatalismo e uma urgência existencial que assentam raízes na literatura borgiana. Assim como em O Sul, do escritor argentino, em que o protagonista realiza uma viagem simbólica ao encontro de si mesmo, certas personagens de Cheuiche encaram sua hora extrema, momento crucial para o estabelecimento de sentido de uma vida. Nesse mundo, as coisas parecem obedecer a uma lógica particular, a qual o trágico emerge, manchando o pampa de sangue e de memórias indeléveis daqueles que seguem com a força suficiente para compartilhar suas histórias. 


Sobre o autor

Alcy Cheuiche recebeu muitas distinções por sua atividade literária, como as medalhas Simões Lopes Neto, Mérito Santos Dumont, Oswaldo Aranha, Ilha de Laytano, Açorianos, RBS Rádio, Comenda Charrua, Troféu Guri, além de prêmios literários Açorianos. Em 2006, foi Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, uma das maiores em espaço aberto do mundo, palco onde estreou como escritor e para onde volta, a cada ano, só ou acompanhado por dezenas de alunos escritores.  Como escritor, dedica-se principalmente ao romance histórico, tendo retratado personagens e fatos da maior relevância na História do Brasil, como Santos Dumont, João Cândido, o Almirante Negro, Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita, Getúlio Vargas, Otávio Correa, o herói civil dos Dezoito do Forte de Copacabana, e muitos outros.

SERVIÇO

O quê: Lançamento e entrega do livro Uma vela acesa na correnteza – Contos do Extremo Sul, de Alcy Cheuiche, ao Sistema Estadual de Bibliotcas Públicas do Rio Grande do Sul

Quando: Dia 24 de novembro (quarta), às 16h30

Onde: No Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo 1190, Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Evento gratuito

Contatos: 

Simone Lersch (Assessora de imprensa) – 51 998034420 /simone_lersch@yahoo.com.br

Morgana Marcon (Diretora da BPE) – 51 99878299