# | 19/09/2022

Jamile canta jazz e soul no Chapéu Acústico da BPE

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), convida o público a se encantar com o estilo e voz apurados de Jamile, a próxima convidada do projeto Chapéu Acústico. A cantora gaúcha está de passagem no Brasil, mas reside e faz carreira nos EUA.

O evento será realizado excepcionalmente na quarta-feira, dia 21 de setembro , às 19h, no Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo,1190). A entrada é gratuita, com contribuição espontânea aos artistas.

Sobre os artistas

Natural de Cachoeira do Sul, Jamile começou sua trajetória na música aos 4 anos, no ambiente escolar e uma igreja em sua cidade natal, ganhando várias competições locais durante a infância. Aos 15 anos mudou-se para Porto Alegre, quando começou a atuar profissionalmente, cantando em pubs e diversos eventos particulares. Estudou com professores consagrados, como Gisa Volkmann (canto), Gilberto Oliveira (harmonia e improvisação) e Daniel Sá (percepção e teoria musical). Em 2013 ingressou no curso de Música da UFRGS e passou a integrar o Coral Porto Alegre, dirigido por Gisa Volkmann, até 2015, quando passou a integrar o elenco do espetáculo “Eu Sou Maria” no 30º Natal Luz de Gramado.

Na vida acadêmica, tematizou o Div@s, sobre a performance e escrita sobre música experimental, no projeto de extensão. Em 2016, graduou-se com Láurea Acadêmica em Música (Habilitação em Música Popular e instrumento Canto), tendo como enfoque na conclusão de curso, a composição de músicas instrumentais para voz no âmbito do Jazz. Como referência, ela sempre cita Aretha Franklin quando se trata de performance integrada à técnica vocal e busca de sonoridade; além de Etta James, Dinah Washington, Billie Holiday, Sarah Vaughan, Gal Costa e Joyce Moreno. E ainda as cantoras em destaque na cena atual do jazz: Cyrille Aimée, Gretchen Parlato e Tierney Sutton. Dentre instrumentistas, compositores e improvisadores que considera referência estão Bill Evans, Chick Corea, Thelonious Monk, Herbie Hancock, Toninho Horta, Tom Jobim e Chico Pinheiro.

Com uma voz profunda e versátil, a estrela em ascensão Jamile lançou seu primeiro álbum intitulado If You Could See Me Now, em 2019. Considerado “afiado, confiante e profissional, por Martin McFie (All About Jazz). O álbum contou com alguns dos melhores músicos de Nova York, como Steve Wilson, Ray Gallon, Jay Leonhart, Vito Lesczak e Antonio Ciacca. Originalmente do Brasil, Jamile é vocalista desde jovem e foi uma das cantoras principais no musical “Eu Sou Maria” (Nativitaten), o maior projeto de Natal ao ar livre do mundo, para um público de 500.000 pessoas, ao longo da temporada.

Atualmente radicada em Nova Iorque, é uma das vocalistas mais cobiçadas da cena. Jamile já se apresentou em alguns dos locais mais prestigiados de lá, incluindo Birdland, Mezzrow, Minton’s Playhouse, Smalls Jazz Club e Jazz At Lincoln Center. Ela também recebeu muitos elogios por suas apresentações no La Spezia Jazz Festival na Itália em sua turnê de lançamento do álbum no México. Ela também faz parte do projeto Don’t Let Go, liderado pelo pianista e compositor indicado ao Grammy, Mike Holober. Segundo a crítica musical, Jamile cativa o público com seu fraseado único e timbre sincero, e impressiona os ouvintes com seu virtuosismo. Influenciada pela tradição vocal do jazz e do blues, e enraizada nos ritmos brasileiros, o talento de Jamile brilha em qualquer estilo ou gênero.

Gilberto Oliveira é guitarrista, violonista, baixista, compositor, arranjador e produtor. É  conhecido por imprimir um estilo marcante à sua música e na dos artistas com quem produz e atua, sendo bastante requisitado em palcos e estúdios.

Músico e professor há 38 anos, teve a oportunidade de dividir o palco e gravar com vários artistas brasileiros e estrangeiros. Com um trabalho próprio, também atua com vários artistas como instrumentista, arranjador e diretor musical.

Chapéu Acústico

Com produção de Marcos Monteiro, o projeto acontece desde 29 de setembro de 2016, na BPE, e já contou com mais de 150 apresentações, com artistas locais e estrangeiros, nos gêneros jazz, música popular, bossa nova e choro, trazendo novidades e músicos consagrados.

O evento tem entrada livre, mediante contribuição espontânea. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224-5045 ou pelo e-mail bibliotecapublicadors@gmail.com.

O número de vagas é limitado.

O Quê: Jamile no Chapéu Acústico da BPE

Quando: Dia 21 de setembro (quarta), às 19h

Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Porto Alegre, RS)

*Entrada livre, mediante contribuição espontânea.

O número de vagas é limitado.

Informações: (51) 3224-5045 / e-mail bibliotecapublicadors@gmail.com

Contatos:

Cláudia Antunes (Assessoria de Imprensa da BPE) – bpe.imprensa@gmail.com

Marcos Monteiro (Produtor Cultural) – 519935-0608 / marcosmonteiroprojetos@gmail.com

Produção

Marcos Monteiro