Escrito por:

#Gibiteca | 10/12/2021


Bate-papo sobre quadrinhos: “Como viver de quadrinhos no Rio Grande do Sul?”

Na próxima quinta-feira (9/12), às 19h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para participar de um bate-papo sobre quadrinhos, com o título “Como viver de quadrinhos no Rio Grande do Sul?” Para responder essa questão, estarão presentes os ilustradores e quadrinistas Rafael Corrêa e Pedro Leite.  A mediação será feita pelo pesquisador e quadrinista Guilherme Smee. O evento é gratuito.

O Ciclo de Bate-Papos da Gibiteca BPE é uma iniciativa da Biblioteca Pública do Estado para trazer temas de debate sobre quadrinhos ao conhecimento do grande público. Os eventos terão cerca de 1 hora de duração, apresentando nomes importantes do universo HQ, em âmbito gaúcho e nacional, sobre assuntos atuais e culturalmente relevantes. Os encontros também incluem sessões de autógrafos com os convidados e uma mediação de um profissional da área, que orientará as questões dos participantes, abrindo ao final para perguntas da plateia.

 Gibiteca BPE

A Biblioteca criou em novembro deste ano a Gibiteca — um espaço localizado no Salão de Referência da BPE, que dispõe de um acervo de revistas em quadrinhos que está à  disposição dos leitores, para consulta local. São cerca de 2.500 títulos, para consulta local. A maioria desses materiais é das editoras Marvel e DC Comics, de super-heróis, em coleções e números avulsos. E também séries mensais, especiais, graphic novels, mangáse materiais em capa dura, nacionais e estrangeiros.

A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

Programação de dezembro

Em dezembro, o Ciclo de Bate-Papos da Gibiteca BPE, trará dois encontros. O primeiro deles acontecerá dia 9 de dezembro, às 19h e contará com a presença dos ilustradores e quadrinistas Rafael Corrêa e Pedro Leite, que tentarão responder à pergunta-tema do bate-papo “Como viver de quadrinhos no Rio Grande do Sul?” “Em um momento pandêmico como o que estamos vivendo, é interessante compreender a iniciativa que estes experientes e renomados quadrinistas tomaram frente às dificuldades de vender quadrinhos online e em eventos, bem como conhecer mais de seus trabalhos”, afirma Guilherme Smee, curador do evento.

O segundo encontro terá como tema “Autopublicação feminina”, com as convidadas Gabriela Borges, jornalista e fundadora do site e revista Mina de HQ, e Aline Daka, quadrinista, autora do quadrinho resultado de sua pesquisa de mestrado, Mulheres Caídas. Ocorrerá dia 17 de dezembro, às 19h. Guilherme explica que “pensar na autopublicação feminina de quadrinhos é importante porque o mundo desse tipo de mídia é predominante masculino. Ouvir as estratégias de inserção feminina neste mundo, por diferentes vieses, pode multiplicar os esforços de mulheres para que sejam mais consumidas, lidas e reconhecidas”, justifica o curador.

Os bate-papos têm a curadoria e mediação de Guilherme Smee, pesquisador e quadrinista. O primeiro deles ocorrerá no Salão de Referência da Biblioteca Pública do Estado, enquanto o segundo será realizado em seu Salão Mourisco. Nos próximos meses mais bate-papos serão desenvolvidos na programação da Gibiteca BPE. Aguarde!

Os participantes

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim/RS em 1984. Publicitário, roteirista e designer editorial. É doutorando em Ciências da Comunicação, mestre em Memória Social e Bens Culturais, especialista em Imagem Publicitária e em Histórias em Quadrinhos. Publicou contos, romances e livros técnicos, mas sua maior paixão são os quadrinhos. Alguns de seus trabalhos para os quadrinhos foram Desastres Ambulantes, Abandonados pelos Deuses: Sigrid, Bem na Fita, D.I.V.A.S. Brasileiras, Só os Inteligentes Podem Ver e Dobras. Manteve por dez anos o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com

Pedro Leite é cartunista, ilustrador, publicitário e o autor da série Sofia e Otto. Tem oito livros publicados e com a sua série Quadrinhos Ácidos chegou a ter mais de 500 mil seguidores nas redes sociais. Além dos quadrinhos, atualmente também se dedica à literatura infantil. Foi vencedor dos prêmios Troféu HQ Mix (Melhor Web Quadrinho de 2016)

Rafael Corrêa é cartunista, autor do personagem de tirinhas Artur, o Arteiro com o qual têm dois livros publicados: Direto pro SOE! (2006) e Piolhos Invaders (2007) ambos pela Razão Bureau Editorial. Em 2014 escreveu, desenhou e editou Criatura, em 2015 o livro Sapatiras e em 2018 publicou uma coletânea de cartuns e quadrinhos com material dos últimos dez anos de sua carreira, o livro Até Aqui Tudo Bem. Em 2010 foi diagnosticado com esclerose múltipla e desde julho de 2015 mantém um site contando, em forma de quadrinhos autobiográficos, sua experiência com a doença. Rafael também participa de diversos concursos de cartuns pelo mundo, tendo sido premiado em 50 deles.

Gabriela Borges é jornalista e curadora de conteúdo. Em 2015, criou a Mina de HQ, referência para quem quer ler histórias em quadrinhos mais diversas, conhecer quadrinistas mulheres, transculinos e não bináries, e também criar estratégias de comunicação a partir das HQs. Mídia multiplataforma independente e feminista, premiada pelo Troféu HQ MIX, a Mina de HQ é um dos mais relevantes canais sobre HQs e gênero no Brasil. Gabriela é autora do livro “Encuentre su Clítoris” e editora da antologia “Quadrinhos Queer”.

Aline Daka é quadrinista, pesquisadora e professora de arte. É bacharel e licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS e mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS (2018). Atualmente é doutoranda em Educação no PPGEDU/UFRGS. Trabalha com pesquisas poéticas e científicas em educação que atravessam as artes visuais, a literatura e a filosofia. É ilustradora da (n.t.) Revista Literária em Tradução e colaboradora do jornal Rascunho.Em 2021 lançou a HQ Mulheres Caídas, uma publicação experimental de sua dissertação de mestrado em quadrinhos, com o tema das mulheres na arte.

Serviço 1

O quê: Ciclo de Bate-Papos da Gibiteca BPB
Título: Como viver de Quadrinhos no RS?
Convidados: Rafael Corrêa e Pedro Leite
Mediação: Guilherme Smee
Data: 9 de dezembro de 2021
Hora: 19h
Local: Salão de Referência da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre, RS)

*Entrada franca

 

Serviço 2

O quê: Ciclo de Bate-Papos da Gibiteca BPB
Título: Autopublicação feminina
Convidadas: Aline Daka e Gabriela Borges
Mediação: Guilherme Smee
Data: 17 de dezembro de 2021
Hora: 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre, RS)

*Entrada franca