#Gibiteca | 21/10/2022

Gibiteca BPE promove lançamento de livro de Pablito Aguiar

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Biblioteca Pública do Estado (BPE), convida para o lançamento do livro “Almoço: uma conversa com Eliane Brum”, no dia 21/10 (sexta), às 18h30, na Gibiteca BPE. A entrada é franca e na ocasião haverá venda e autógrafos do livro.

O evento contará com a presença do quadrinista Pablito Aguiar, que vai falar de sua ida ao Pará para conversar com Eliane Brum − tendo a floresta amazônica como espaço primordial e local de troca de ideias dos dois − que resultou na criação da obra.

Sobre o livro

Este livro nasceu de um encontro entre dois contadores de histórias que têm em comum o olhar atento para o outro e a sensibilidade e o cuidado com as vidas e as histórias que são narradas. Eliane Brum, com o texto, e Pablito Aguiar, com os quadrinhos, reafirmam cotidianamente, com a força de suas obras, que não existem pessoas comuns. A ideia de promover esse encontro partiu da editora Arquipélago, com o objetivo de presentear os leitores da Eliane com um conteúdo especial e para isso, a editora convidou o Pablito para entrevistar a Eliane em sua casa. Em abril de 2022, Pablito viajou para Altamira, no Pará, lugar que Eliane escolheu para viver, e conversou com a autora durante um ritual que tem um significado singular para ela. O resultado é um convite para um almoço com uma Eliane desconhecida pela maioria de seus leitores, uma Eliane que abre o seu lar e nos mostra o que dá sentido aos seus dias: o amor por seus “mais-que-humanes”, a floresta amazônica como quintal, a casa dos sonhos com as cores de Frida Kahlo, seu ofício de contadora de histórias, suas lutas e muito mais. No traço e na escuta de Pablito, este livro homenageia a grande jornalista e também nos instiga com a ideia de que é preciso criatividade, delicadeza e força para viver e agir.

A obra está à venda exclusivamente pelo site www.arquipelago.com.br. Parte da renda obtida com as vendas deste livro será doada para Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo, plataforma da qual Eliane Brum é uma das idealizadoras. Para conhecer e apoiar: apoia.se/sumaumajornalismo.

Sobre o autor

Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Alvorada, no Rio Grande do Sul. Desde 2015, escuta histórias reais e as transforma em quadrinhos. Em 2016, lançou Alvorada em quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal. Atualmente, entrevista moradores de Porto Alegre para os projetos Fala que eu Desenho e Conversas em Porto Alegre. Também é colaborador da plataforma Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo.

Sobre a Gibiteca BPE

A Gibiteca BPE foi criada pela Biblioteca Pública do Estado em novembro de 2021, com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos.

A instituição oferece um acervo de mais de 8 mil itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores, apenas para consulta local, na Gibiteca, primeiro piso da BPE.

O acervo é composto de mangás, quadrinhos de super-heróis — na maioria Marvel e DC Comics, em coleções e números avulsos, e também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros. Propostas de doações podem ser feitas pelo e-mail bpe.direcao@gmail.com.

O espaço vem crescendo e conquistando espaço na Biblioteca e na preferência dos leitores − com consultas diárias e eventos mensais − envolvendo quadrinistas, editores, desenhistas e profissionais de áreas afins, para discutir assuntos que envolvem a cultura POP e o mercado de trabalho.

A Biblioteca Pública do Estado atende ao público de segunda a sexta, das 10h às 18h, sempre com entrada gratuita.

Serviço

Lançamento do livro “Almoço: uma conversa com Eliane Brum”, com Pablito Aguiar (quadrinista)

Quando: 21/10 (sexta)

Onde: Gibiteca BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre)