Escrito por:

#Notícias | 10/12/2021


Exposição Não se lê só com palavras

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida para a exposição Não se lê só com palavras, que acontecerá de 13 de dezembro a 28 de janeiro de 2022, na sala de exposições da Biblioteca.

Dentro da programação da mostra, no dia 15 de dezembro, às 18h30, ocorrerá uma conversa presencial, com a curadora da exposição e a artista, Alexandra Eckert, sobre a produção de livros de artista. O encontro é gratuito e as vagas serão ocupadas por ordem de chegada. Não há a necessidade de inscrição.

A mostra, com curadoria de Ana Zavadil, apresenta livros de artista de 14 profissionais que integram o Grupo de Estudos em Arte Contemporânea orientado pela curadora. “Durante o ano de 2021, por meio de aulas virtuais, eles leram textos teóricos sobre esta forma de arte e construíram seus livros que agora fazem parte desta exposição”, explica Ana. “O lugar onde serão exibidos, na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, não poderia ser melhor para receber estes livros arte, diferentes em suas compleições, mas que vão provocar um diálogo com os livros e coleções raras da biblioteca, completa.

Durante a mostra, o público está convidado a interagir com os livros, em uma experiência multissensorial, uma vez que o formato de livro é ampliado em direções inesperadas. “A exposição foi pensada para ser experienciada, e essa experiência exige a participação do leitor”, justifica a curadora.

Livros de artista

No século XX, houve um diálogo intenso entre as artes e literatura, em que os limites entre as duas ficaram diluídos o que causou uma aproximação entre elas.  A palavra e a imagem, juntas, acabaram por dar origem ao livro de artista. Os livros romperam as fronteiras da simples leitura para tornarem-se objetos de arte, configurando-se como uma nova linguagem.

As vanguardas artísticas do início do século XX trouxeram inovações pelos modernistas que usavam palavra e imagem. Mas foi entre as décadas de 1960 e 1970 que o livro de artista se estabelece de vez no mundo da arte. Ele veio questionar os espaços expositivos convencionais, como uma arte ao alcance de todos. Ele subverte a contemplação das obras de arte vinculadas aos museus e galerias. Agora ele pode e deve ser tocado e propõe uma experiência sinestésica com o espectador.

A curadora Ana Zavadil explica que este tipo de livro recebe vários nomes: “São chamados de livro-objeto, livro ilustrado, livro arte, foto-livro e outros. Não existe regras para este livro e, no que diz respeito ao tamanho, também varia muito no número de páginas, se tem só imagens, ou imagem e palavra. É livre! Podem nem ter o formato de um livro”, observa.

Morgana Marcon, diretora da Biblioteca Pública do Estado, afirma que é muito importante a BPE receber uma exposição de obras de arte em forma de livros. “Temos um acervo de mais de 200 mil livros, mas esse formato de arte em livro não é comum nas bibliotecas e é muito importante que as pessoas possam conhecer essa forma não convencional de literatura”, completa.

A exposição ficará em cartaz até 28 janeiro de 2022, seguindo os protocolos estaduais de saúde em vigor. A Biblioteca Pública do Estado funciona gratuitamente, de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Os artistas

Todos os artistas que vão expor seus trabalhos participaram, no ano de 2021, do curso virtual ministrado por Ana Zavadil, dentro do Grupo de Estudos em Arte Contemporânea orientado pela curadora. São eles:

Beatriz Harger – Joinville/SC, 1961
Clara Koppe – Caxias do Sul/RS, 1956
Gelson Soares – São Francisco de Paula/RS, 1970
Heloisa Biasuz – Vacaria/RS, 1957
Lisi Wendel – Crissiumal/RS, 1973
Marinelsa Geyer – Porto Alegre/RS, 1947
Mônica Furtado – Cachoeira do Sul/RS, 1960
Odilza Michelon– Caxias do Sul/ RS,1937
Paola Mesquita – Porto Alegre/RS, 1984
Sandra kravetz –  Porto Alegre /RS, 1956
Susan Mendes – Caxias do Sul/RS, 1954
Thiago Quadros – Caxias do Sul/RS, 1986
Vera Reichert – Não Me Toque/RS, 1949
Zulaine Santos – São Gabriel/RS, 1951

Serviço

O quê: Exposição Não se lê só com palavras
Curadoria: Ana Zavadil
Quando: De 13.12.2021 a 28.01.2022 (de segunda a sexta-feira)
Horário: das 10h às 19h
Local: Sala de exposições da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre/RS).
Participantes: Beatriz Harger, Clara Koppe, Gelson Soares, Heloísa Biasuz, Lisi Wendel, Marinelsa Geyer, Mônica Furtado, Odilza Michelon, Paola Mesquita, Sandra Kravetz, Susan Mendes, Thiago Quadros, Vera Reichert e Zulaine Santos.

 

Serviço

O quê: Conversa sobre Livros de Artista
Quando: 15 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Salão Mourisco da BPE
Participação: Ana Zavadil (Curadora) e Alexandra Eckert (artista)

*Lugares limitados, preenchidos por ordem de chegada.