Escrito por: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

# | 14/09/2021

EXPOSIÇÃO 99 ANOS DO PRÉDIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO

Para festejar o aniversário de quase um século, a Biblioteca Pública apresenta uma exposição documental que destaca parte dessa história.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 17h, no mês de setembro.

Visitas guiadas para grupos podem ser agendadas no e-mail: bibliotecapublicadors@gmail.com

O Prédio

Em 1912 foi iniciada a construção do atual prédio da Biblioteca Pública. Criada em 1871, a Biblioteca funcionava antes dentro de outros prédios. Foi no governo de Carlos Barbosa Gonçalves, do Partido Republicano, que foi aprovado o empreendimento, depois substituído por Borges de Medeiros. A obra localizada na rua Riachuelo, esquina Gen. Câmara, ocupou local da antiga União Telefônica, que foi demolida. O novo prédio foi projetado e dirigido pelo engenheiro das Obras Públicas Affonso Herbert. O diretor da Biblioteca, na época, Victor Silva, orientou e acompanhou o projeto e a decoração da casa, com inspiração na Igreja de Sainte Geneviève, em Paris, que havia sido transformada em biblioteca. Em 1914, o prédio foi ampliado  abrindo ao público, parcialmente, em 1916. Em junho de 1919, a construção foi reiniciada, sob a orientação de Teófilo Borges de Barros, engenheiro de Obras Públicas. Nessa 2ª fase de obras, além da expansão, foram executados trabalhos de adaptação e remodelação. A conclusão do prédio, com sete novas salas, ocorreu em 1921. Ficou estabelecido, então, que as comemorações da reabertura da instituição coincidiriam com o centenário da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, saudada nos jornais da época como “o mais significativo acontecimento cultural do Rio Grande do Sul”.

Quando: até 30 de setembro

Horário: Segunda à sexta feira, das 10 às 17 horas.