Escrito por:

#Gibiteca | 11/05/2022


Biblioteca Pública do Estado realiza Feira Gráfica de Quadrinhos

Uma ótima notícia para os fãs e profissionais das revistas em quadrinhos. Nos dias 14 e 15 de maio, das 14h às 20h, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria da Cultura (Sedac) – promove a Primeira Feira Gibizeira, com exposição, oficinas, bate-papos e venda de HQs.

Passe as imagens para ver a programação

O evento é resultado do sucesso da Gibiteca BPE, inaugurada recentemente, em novembro de 2021, e que vem crescendo e conquistando espaço na Biblioteca e na preferência dos leitores.

A Feira conta com 24 expositores (doze no sábado e doze no domingo) e stands de venda das editoras Skript e AVEC e da gráfica IdeoGraf. A curadoria é de Guilherme “Smee” Miorando, pesquisador dos quadrinhos e incentivador da Gibiteca.

A Gibiteca BPE está preparando uma publicação especial sobre a Feira Gibizeira, com tiragem limitada, que será distribuída gratuitamente aos participantes do evento. 

Para participar das oficinas, o público deve se inscrever no e-mail agendamento.bpe@gmail.com. Serão disponibilizadas 10 vagas para cada oficina. Os painéis têm duração de 1h30min e, as oficinas, de 2h. A programação é gratuita, com exceção da oficina com modelo vivo, que tem o investimento de R$ 10,00.

A diretora da BPE, Morgana Marcon, salienta que a realização da Feira Gibizeira permitirá ampliar o público que frequenta a Biblioteca, bem como atrair novos leitores para a Gibiteca e movimentar o cenário dos quadrinhos no Estado.

Guilherme Smee explica que a Gibizeira é uma feira de quadrinhos e humor gráfico que tem como direcionamento dar destaque para a produção deste tipo de material, principalmente aquele realizado no RS. “Nesta primeira edição, temos representantes das cidades de Porto Alegre, Alvorada, Novo Hamburgo, Candelária, Bento Gonçalves, Camaquã, Caxias do Sul, Gravataí, Osório, Passo Fundo e Campo Bom, compondo um interessante mosaico desta produção”, salienta o curador do evento.

Com o crescimento da Gibiteca, foi criada uma mascote para aproximar o público leitor de quadrinhos – que recebeu o nome de Teca – pelas mãos do ilustrador e quadrinista Thiago Krening. Ele explica o processo de criação: “A primeira ideia foi utilizar uma gata fêmea para quebrar um pouco o estereótipo de que leitores de quadrinhos são apenas homens. Também queria que ela tivesse um ar de Geek − os fãs de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiros, quadrinhos, mangás, animes, livros filmes e séries desse universo − mas com certo estilo”, explica o ilustrador. “É uma honra participar da criação da Teca, pois considero a Gibiteca um ambiente de grande importância tanto para a formação de leitores como para que mais pessoas leiam histórias em quadrinhos. Além disso, o fato de estar vinculada à Biblioteca Pública do Estado traz ainda mais força para essa iniciativa”, completa.

Sobre a Gibiteca BPE

A Gibiteca BPE foi criada pela Biblioteca Pública do Estado em novembro de 2021, com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos. Para isso, a instituição oferece um acervo de mais de 8 mil itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores, apenas para consulta local, na Gibiteca, localizada no Salão de Referência da BPE. O acervo é composto de mangás, quadrinhos de super-heróis — na maioria Marvel e DC Comics, em coleções e números avulsos, e também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros.

Sobre o curador da Feira Gibizeira

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim/RS em 1984. É doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Memória Social e Bens Culturais. Especialista em Imagem Publicitária e em Histórias em Quadrinhos. Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Pesquisa quadrinhos e suas intersecções com gênero, bem como outras aproximações da nona arte com elementos socioculturais. Já deu aula de quadrinhos, trabalhou com design e venda de livros e publicidade. Foi fundador e fez parte do conselho editorial da Não Editora. Participou de diversas coletâneas de contos, histórias em quadrinhos e artigos acadêmicos, algumas delas organizadas pelo próprio Smee. Manteve por dez anos o blog sobre quadrinhos splashpages.wordpress.com

PROGRAMAÇÃO

 

EXPOSIÇÃO PROJETADA

Salão de Referência

Dia 14/05 (sábado) e 15/05 (domingo), das 14h às 20h

“A narrativa gráfica no Rio Grande do Sul: uma trajetória feita de charges, cartuns e HQs”. Curadoria de Vinícius Rodrigues.

 

PAINÉIS (BATE-PAPOS) 

Salão Mourisco

 

Dia 14/05 – Sábado

14h30 – “Mais de 150 anos de Humor Gráfico Gaúcho”, com Santiago e Vinicius Rodrigues. Mediação de Leandro Doro.

16h15 – “A Trajetória do Batman em seus 80 Anos”, Vinícius (2quadrinhos), Claiton Silva, Christian Farias e Gabriel Ludwig.

 

18h – “Contra o Machismo e a Homofobia nos Quadrinhos”, com Cris Camargo e Adri A. Mediação de Guilherme Smee.

 

Dia 15/05 – Domingo

14h30 – “Os Malabarismo da Vida de Quadrinista no Brasil”, com Lobo e Thiago Krening. Mediação de Augusto Paim.

16h15 – “Celebrando Angeli”, com Gabriel Renner e Alexandre Oliveira. Mediação de Vinicius Rodrigues.

18h – “Mangás do Japão e Mangás do Brasil”, com João Eddie e Bunda (Katiuscia Nunes). Mediação de Devahuti Dasi Bdds.

 

OFICINAS

Salão Egípcio

10 vagas por oficina.

* Primeiros 10 inscritos por e-mail ou ordem de chegada.

 

OFICINAS

Salão Egípcio

10 vagas por oficina.

* Primeiros 10 inscritos por e-mail ou ordem de chegada.

 

14/03 – Sábado

14h30h – “Oficina de Quadrinhos para Crianças”, com Márcio Cabreira.

Voltada para crianças a partir dos 10 anos, a oficina abordará noções básicas de desenho e narrativa, além de desenho da figura humana, cenários, narrativa e perspectiva. 

16h30 – “Histórias em Caixinhas: Oficina Sustentável de HQs”, com Alexandre De Nadal.

Através de materiais recicláveis como caixas de papelão e caixas de remédio, vamos aprender a utilizar estes elementos de forma sustentável para produzir quadrinhos. Para adultos, adolescentes e crianças.

18h30 – “Oficina de Aquarela”, com Mirelli Oliveira.

Vamos conhecer as propriedades básicas da aquarela e quais os materiais necessários para começar seu estudo. Serão feitos exercícios para desenvolver a familiaridade com a aquarela. Para adultos, crianças e adolescentes.

 

15/03- Domingo

14h30h – “Oficina de Quadrinhos Coletivos”, com Carlos Jenisch.

A oficina vai trabalhar noções básicas de composição, teoria da cor, narrativa e ritmo. A ideia é produzir quadrinhos de modo coletivo, mesclando diferentes técnicas pictóricas — pintura, desenho e colagens — na construção das páginas, testando materiais e criando a partir dessas experimentações. Para adultos e adolescentes 

16h30 – “Saindo em uma aventura: Pontos de partida para criar histórias e mundos”, com Fábio Mesmo. 

Oficina com conceitos básicos sobre roteiro abordando construção de narrativas centradas em personagens ou em mundos. Para adolescentes e adultos.

18h30 – “Sessão de Desenho com Modelo Vivo”. Organizada por Carlos Jenisch.

Inscrições prévias pelo e-mail. Taxa de R$ 10,00 por pessoa. Para adultos.

* Inscrições para as oficinas através do e-mail agendamento.bpe@gmail.com

***

SERVIÇO

O quê: Primeira Feira Gibizeira – Feira gráfica de quadrinhos

Quando: 14 e 15 de maio, das 14h às 21h

Onde: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190, Centro Histórico de porto Alegre)

Entrada gratuita

Inscrições para as oficinas através do e-mail agendamento.bpe@gmail.com 

Vagas limitadas

Atendimento à imprensa

Cláudia Antunes – Assessoria de imprensa – Tel. (51) 986085429 / whats (51) 991919203 bpe.imprensa@gmail.com

Morgana Marcon – Direção – Tel. (51) 99987 8299

 

Site: http://www.bibliotecapublica.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors

Instagram: @bpe.rs

 

Apoio

Grilo Mobilidade

Grafar

 

Patrocínio

Editoras Skript 

AVEC Editora

IdeoGraf

 

Realização

Secretaria de Estado da Cultura

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul