#Notícias | 13/09/2021

Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado lança edital de premiação de autores em setembro

Prêmio será dividido em sete categorias

A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (AABPERS) lança neste mês o edital Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura para destacar jovens autores com obra publicada no cenário nacional em 2020. A entrega dos prêmios será feita em 20 de dezembro de 2021, em solenidade na Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC).

O prêmio será conferido anualmente e distribuído em sete categorias: poesia, literatura infantil, miniconto, romance, crônica, ensaio e texto dramático. Podem se inscrever livros publicados em primeira edição no ano de 2020 e cujos autores sejam brasileiros natos ou naturalizados e que tenham completado, no máximo, 35 anos de idade em 2020. O vencedor de cada uma das sete categorias será premiado com um troféu e com a quantia de R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 13 de setembro a 13 de outubro de 2021, das 10h às 17h, presencialmente ou por correio, no endereço da BPE (Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS). Outros esclarecimentos podem ser obtidos por meio do e-mail aabpers@gmail.com. Os finalistas serão anunciados na primeira quinzena de mês de dezembro de 2021, no site e nas redes sociais da Biblioteca Pública. Para consultar o edital do concurso acesse o site da BPE.

Gilberto Schwartsmann, presidente da Associação de Amigos da BPE, ressalta que “o objetivo do prêmio é estimular os jovens escritores e também contribuir para eternizar o nome do saudoso ex-diretor da Biblioteca Pública, Mozart Pereira Soares. Além disso, queremos destacar a importância de incluir duas categorias pouco contempladas, em geral, que são o ensaio literário e o texto teatral”.

O homenageado

O edital leva o nome de Mozart Pereira Soares (1915 – 2006) — veterinário, professor, historiador, advogado, escritor e ex-diretor BPE, no período entre 1991 e 1993. Mozart foi o primeiro professor de fisiologia da Faculdade de Medicina de Santa Maria, diretor da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e vice-reitor desta mesma universidade, além de membro da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

O quê: Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura

Inscrições: de 13 de setembro a 13 de outubro de 2021, das 10h às 17h, presencialmente ou por correio, no endereço da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Realização: Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado

Informações: aabpers@gmail.com.