#Notícias | 04/05/2022

Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado apresenta músico internacional para recital na BPE

Aproveitando a passagem do violinista chinês, Yang Liu por Porto Alegre, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) promove recital, no dia 7 de maio, às 19h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

O espetáculo apresentará composições de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Fritz Kreisler (1875-1962) e Henryk Wieniawski (1835-1880). O músico terá acompanhamento de Paulo Bergmann, ao piano.

A Orquestra Theatro São Pedro, que traz o violinista Yang Liu como solista convidado no dia 8 de maio, está apoiando a AABPE nesta ação.

A entrada é gratuita e o número de vagas é limitado.

Sobre os músicos

O violinista chinês, Yang Liu tem se consagrado como um dos mais destacados instrumentistas de sua geração. Foi premiado no 5º Concurso Nacional de Violino da China e no 12º Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou. Iniciou seus estudos musicais com o violinista Yao-Ji Lin, no Conservatório de Música de Pequim, e mais tarde mudou-se para os Estados Unidos para aperfeiçoar-se com os professores Dorothy DeLay e Kurt Sassmannshaus, do Conservatório de Música de Cincinnati. Já se apresentou no Great Wall Internacional Music Academy, no Aspen Music Festival, no Ravinia Festival e no Festival Internacional SESC de Música. Ministra masterclasses nas principais universidades e conservatórios de música do mundo.

Paulo Bergmann é professor de piano no curso de Graduação em Música: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Como pianista correpetidor, participou do Programa Musicistas, desenvolvido pela CAPES em 1997 e 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também foi pianista correpetidor do 10º Seminário de Música de Montenegro em 1997, nos Festivais de Inverno da UNISINOS de 2002 a 2005, no Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas entre 2014 e 2019, e no Festival Gramado In Concert em 2018 e 2019. Tem colaborado em concertos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara SESI/FUNDARTE (Montenegro), Orquestra da UNISINOS e Orquestra de Câmara da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Mozart sonata in E minor K304,   Kreisler “liebesleid” and “liebesfreud”

wieniavski “polonaise” in D major and “capriccio valse”

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Sonata em Mi menor, K. 304/300c

1. Allegro